Publicidade

13º do INSS: Governo Federal divulga antecipação do pagamento do abono

Por 6 meses atrás

O pagamento do abono anual aos beneficiários da Previdência Social, o “13º do INSS” foi antecipado. A medida foi publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU), em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

São beneficiados segurados e dependentes que tenham recebido o auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Publicidade

O pagamento acontece em duas parcelas, sendo a primeira de 50% do benefício devido no mês de abril, que será pago juntamente com os benefícios dessa competência, ou seja, depositados entre os cinco últimos dias úteis de abril e cinco primeiro de maio. Já a segunda parcela do 13º do INSS será paga a diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, junto com os benefícios do mês de maio, ou seja, depositados entre os cinco últimos dias do mês e cinco primeiros de junho.

Publicidade

O 13º do INSS geralmente é depositado no segundo semestre de cada ano, mas o governo tem antecipado o pagamento objetivando estimular a economia. A antecipação aconteceu, por exemplo, em 2022 e 2023, em que o abono foi pago em maio e junho.

Publicidade

Vale ressaltar que aposentados e deficientes de baixa renda que recebem benefício assistencial, como por exemplo do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não recebem o 13º do INSS. O benefício é pago anualmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando fornecer uma renda extra para os assegurados.

Confira tabelas com datas

Publicidade
Datas para quem recebe até um salário mínimo. (Créditos: Maria Paula/DG com informações do INSS)
Datas para quem recebe mais de um salário mínimo. (Créditos: Maria Paula/DG com informações do INSS)
Publicidade
Compartilhar
Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.