13 de novembro de 2024
"Imprevisto"

123 Milhas suspende pacotes e passagens promocionais; veja perguntas e respostas

Empresa alega "persistência de circunstâncias de mercado adversas". Saiba como ocorrerá o ressarcimento
Logotipo da 123 Milhas. Foto: divulgação
Logotipo da 123 Milhas. Foto: divulgação

A agência de viagens 123 Milhas anunciou, nesta sexta-feira (18), a suspensão temporária de passagens e pacotes da linha ‘Promo’, cujas datas são flexíveis. De acordo com a empresa, não serão emitidas passagens com embarque previsto entre setembro e dezembro de 2023. A decisão foi justificada por “persistência de circunstâncias de mercado adversas”.

A agência informou, ainda, que os valores pagos pelos clientes serão integralmente devolvidos em vouchers, acrescidos de correção monetária de 150% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123 Milhas.

“Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”, afirmou a companhia, por meio de nota.

Nota divulgada pela da 123 Milhas sobre os cancelamentos. Foto: reprodução

Confira as perguntas e respostas sobre os cancelamentos:

Passagens já emitidas serão mantidas?

Sim. Para quem já recebeu a passagem, o localizador ou o e-ticket, a viagem está confirmada.

Como ficam os pedidos ainda não emitidos?

Os pedidos da linha Promo’ com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 não serão emitidos. Nesse caso, a empresa informou que os valores já pagos pelos clientes serão devolvidos integralmente. A devolução será por meio de vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado.

E os embarques a partir de janeiro de 2024 pela linha ‘Promo’?

Nesse caso, a empresa orienta que os compradores já solicitem seus vouchers. A devolução, segundo a 123 Milhas, será feita nas mesmas condições dos clientes que embarcariam até dezembro de 2023.

Até quando o voucher ficará disponível?

Os vouchers recebidos pelos clientes da linha Promo’ poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da data de solicitação.

Onde solicitar os vouchers?

A solicitação poderá ser feita pelos canais oficiais da agência: www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br, na aba ‘Promo 123’; ou pelo WhatsApp (31) 99397-0210.

Como receberei os vouchers solicitados?

Após a solicitação, você receberá seus vouchers em até 5 dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante.

Cancelamentos de passagens da 123 Milhas serão investigados pelos ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública

Por meio de nota, o Ministério do Turismo (MTur) disse considerar “grave” o anúncio de suspensão dos pacotes promocionais pela 123 Milhas. O caso será investigado pela pasta, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“O Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados”, afirma o texto.

A nota diz ainda que ambos os ministérios estão empenhados na busca de mecanismos que evitem que situações semelhantes voltem a se repetir e na responsabilização de empresas que, porventura, tenham agido de má-fé. As pastas acompanharão, de perto, o avanço das investigações preliminares e manterão informadas todas as pessoas e setores envolvidos.


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