Católicos e evangélicos estão unidos para exigir da presidente Dilma Rousseff vetos ao projeto de lei complementar (PLC 3/2013) que prevê a realização de aborto a qualquer momento e sem autorização judicial. Deputados João Campos (PSDB-GO), Marcos Feliciano (PSC-SP), entre outros da bancada evangélica na Câmara, defendem o veto total à proposta. A CNBB, com o apoio de entidades como o movimento Pro Vida, quer veto parcial. Juntos, realizam ato político hoje, 14h, em frente ao Palácio do Planalto.
Lobinho manso Saindo de uma reunião com colegas de Esplanada e a presidente Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), foi indagado por um ministro por seu silêncio. E por que não o defendeu perante a chefe numa argumentação. Lobão, à meia voz e olhos arregalados, desconversou e confessou: – Quem? Eu?! Eu morro de medo dela!
|
|
Alerta
Senador Gim Argello (PTB-DF) e Padre Paulo Ricardo, do ProVida, alertarão ministra da Casa Civil Gleise Hoffmann sobre desgaste político se Dilma sancionar o texto.
Contando o prazo
A presidente tem 15 dias úteis para sancionar a lei. Prazo, em curso, terminará logo após a visita do Papa Francisco à Jornada Mundial da Juventude. Desgaste será iminente.
Nascituro
Décio Lima (PT-SC) é criticado na CCJ por não designar relator a Estatuto (PL 478/13) que prevê direito a um salário mínimo às crianças concebidas de violência sexual.
Caiu na rede …
Em tempos pré-eleitorais, se alguém teve alguma capitalizada política, segundo um deputado petista, foi Marina Silva. As próximas pesquisas deverão acusar o quanto.
Peixe grande
Operação Faraó deflagrada pela Polícia Civil do DF apreendeu seis carros de luxo de grileiros que atuavam na região de condomínios do Altiplano Leste. A quadrilha vendia cerca de 400 lotes em áreas irregulares a preços entre R$ 80 mil e R$ 400 mil. Polícia recolheu dois Land Rover, dois Range Rover, uma Saveiro e uma Hilux nova.
Sindicatão
Ministério do Trabalho indeferiu pedido do Sindilegis de promover mudança estatutária para absorver em sua base de contribuição aposentados e pensionistas. Criação de nova entidade de servidores comissionados ameaça soberania do sindicato do legislativo.
Grupo de trabalho
Ex-relator de projetos sobre reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS) não aceita indicação de Cândido Vacarezza (PT-SP) para coordenar GT sobre tema.
Reformado
Presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN) tentou apaziguar ânimos ao lembrar que o PT poderá indicar dois nomes. Nos bastidores, intenção é renovar interlocução.
Vácuo
Véspera de recesso com pronunciamentos no vácuo, em plenário vazio. Na Câmara, o deputado Izalci (PSDB-DF) falava só para a TV Câmara, longos minutos antes de terminar a sessão. O telespectador não sabe, mas até a galera do cafezinho estranha.
________________________________________________________
Com Maurício Nogueira e Adelina Vasconcelos
Leia mais sobre: Leandro Mazzini