A manhã deste último sábado (07/09), foi marcada pelo tradicional Desfile Cívico Militar promovido pela Prefeitura de Goiânia, na Avenida Tocantins, para celebrar a Independência da República Federativa do Brasil. Cerca de dez mil pessoas e autoridades prestigiaram o desfile das forças civis e militares atuantes na Capital e em todo o Estado de Goiás.
Para o governador Ronaldo Caiado, um dia para reafirmar o amor do brasileiro por sua pátria. ‘Vivemos um momento difícil, mas mesmo assim preservamos o sentimento patriota e lutamos para o resgate da cidadania. Não existe nada mais importante que o sentimento de amor pela pátria. Hoje é um dia de cantarmos pelo nosso Brasil, pela nossa independência com amor pela população’, afirmou.
Já o prefeito da Capital, Íris Rezende, destacou a importância e o objetivo da Prefeitura ao promover o desfile: ‘Fazer com que a atual e as futuras gerações conheçam e reconheçam a luta dos nossos antepassados fazendo do Brasil a República que é hoje. De forma que essa comemoração relembra e mostra ao futuro o que foi o nosso passado em defesa da nossa pátria’.
A goianiense Janaína de Souza Alves veio com a família toda prestigiar o filho que participou do desfile pela primeira vez pelo Colégio Militar. ‘Uma honra para nós e para ele participar do desfile. Nunca tinha vindo antes e estou achando muito lindo’, disse.
A goiana, de Itaberaí (GO), Maria Abadia Ferreira assistiu ao desfile ao lado da netinha, Jéssica Ferreira, 5 anos. Patriota, a avó ressaltou a importância de despertar o sentimento cívico nas crianças. “É maravilhoso estar aqui mais uma vez e ver, aplaudir esses profissionais das nossas forças tão importantes para a nossa cidade e Estado. Sou brasileira, orgulhosa e acredito em um Brasil sempre melhor”, disse.
Ao lado da esposa e dos filhos, o comerciante Carlos César Costa também assistiu ao desfile com orgulho em ser brasileiro. “Independente de qualquer situação política e econômica, não podemos deixar o nosso sentimento de patriotismo de lado!”, pontuou.
O Desfile Cívico contou também com a participação do SAMU, Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, de bandas marciais de escolas estaduais, Legião da Boa Vontade, Bombeiro Civil Mirim, Ordem Demolay e Filhas de Jó, Motos Bodes do Asfalto e ainda desfile de carros antigos.
Leia mais sobre: Goiânia / Governo do Estado / Prefeitura de Goiânia / Goiânia