20 de dezembro de 2024
Cidades

1º Encontro Goiano de Autismo será realizado neste fim de semana

O Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC) e a neuropsicóloga Raquel Magalhães promoverão o 1º Encontro Goiano de Autismo neste sábado (30) e domingo (1º). O evento, que será realizado na Câmara Municipal de Goiânia, tem como objetivo esclarecer dúvidas de pais com filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e capacitar profissionais das áreas da saúde e educação.

Serão ministradas palestras com neuropediatras, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e advogados. Também haverá mesa de debates sobre terapia e tratamento, diagnóstico precoce, adaptação curricular para crianças autistas, atividades de vida diária, desenvolvimento da linguagem, direitos dos pacientes e inclusão escolar.

Os participantes terão a oportunidade de ouvir o depoimento de Nelson Marra, de 22 anos, que tem autismo leve. O jovem reside no Rio de Janeiro e é formado em Artes Cênicas. Nelson falará sobre suas experiências a partir do diagnóstico e desafios ao longo da vida. Hoje, cerca de 2 milhões de brasileiros são diagnosticados com a síndrome.

Workshop

Nesta quinta (28) e sexta-feira (29) serão realizados cinco workshops na sede do Instituto, localizado no setor Marista, com os temas “Comunicação Alternativa”, “Manejo de Comportamento Problema no TEA”, “Planejamento e Confecção de Materiais Escolares”, “Pediatria e Diagnóstico Precoce”, e “A importância de brincar no TEA”.

Nesta quinta, a programação será iniciada às 18h e encerrada às 22h. Na sexta, os workshops começam às 14h. Para participar, os interessados deverão fazer inscrição pela internet, no site do IGAC. As taxas de inscrição variam de acordo com a data em que foram realizadas.


Leia mais sobre: Cidades