28 de dezembro de 2024
Cidades

1.600 praças da Polícia Militar recebem promoção

Por antiguidade e merecimento, critérios adotados pelo comando da Polícia Militar de Goiás, 1600 homens e mulheres que atuam em classes de menor graduação da corporação estão sendo promovidos.

O comandante geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Divino Alves de Oliveira, assinou na última sexta-feira (20) portaria oficializando a promoção, nos quadros de praças da corporação, de 1.600 policiais militares. As promoções se dão após todos os procedimentos regulares da comissão de promoção de praças, que avaliou tanto o critério de antiguidade quanto o de merecimento, além de outros, como prova física.

Para o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, esta é mais uma dentre tantas medidas que visam reconhecer e valorizar as forças policiais do estado que atuam em defesa da população, garantindo a segurança de todos. “Esse reconhecimento e essa valorização são prioridades para o governo que quer destacar e promover cada vez mais esses profissionais que dedicam e arriscam suas vidas em favor da sociedade”, afirma. Segundo ele, todos os policiais promovidos são dignos das maiores honras, pelo relevante trabalho que vêm prestando junto à população em nome do Estado.

O comandante geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Divino Alves, destaca que essas promoções são importantes para a tropa. “A mudança de graduação mexe muito com o policial, que se sente ascendendo na carreira e sendo reconhecido pelo trabalho que faz”, diz. Para ele, não há dúvida de que a promoção de uma só vez de 1.600 homens e mulheres da Polícia Militar vai deixar ainda mais motivada toda a tropa.

Graduações e critérios

De acordo com a Portaria 7.902, de 20 de maio, a promoção nos quadros de praças da Polícia Militar segue as graduações de cada policial, com efeito de interstício a contar deste 21 de maio. Conforme o trabalho da comissão de promoção, os praças ascendem na carreira por tempo de serviço e também por merecimento em ações extraordinárias.

Pelos critérios de antiguidade, foram promovidos à graduação de subtenente da PM 91 policiais. Outros 96 foram promovidos a primeiro sargento; 396 promovidos a segundo sargento; 602, à graduação de terceiro sargento; e outros 77 promovidos à graduação de cabo PM.

Pelos critérios de merecimento, foram promovidos, pela referida portaria, à graduação de subtenente, 53 policiais. Outros 23 ascenderam à graduação de primeiro sargento; 58 à de segundo sargento; e 147 à graduação de terceiro sargento. Outros 41 policiais foram promovidos à graduação de cabo PM. A referida portaria foi enviada para publicação no Diário Oficial do Estado de Goiás.


Leia mais sobre: Cidades