Publicidade
Cidades
| Em 3 anos atrás

Zoológico de Goiânia escolhe Bolacha como nome do recém-chegado filhote de mouflon

Compartilhar

Bolacha foi o nome escolhido para o novo integrante do Zoológico de Goiânia. O filhote de mouflon, um carneiro selvagem nativo do Cáspio, no leste da Turquia, Armênia, Azerbaijão e Irã, nasceu há menos de um mês e está sob cuidados dos veterinários.

De acordo com a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), a fêmea é o décimo animal da espécie no parque. Bolacha nasceu no dia 8 de março. O nome Bolacha foi escolhido pelos servidores para combinar com o nome da mouflon Biscoito, que nasceu aproximadamente há um ano, e faz parte do grupo que vive no Parque Zoológico de Goiânia.

Publicidade

“Goiânia possui um zoológico que se preocupa com o bem-estar animal e a preservação de espécies. E aqui temos um ambiente preparado para receber a mais nova moradora, com uma ampla área para a Bolacha viver, à medida que for crescendo e se desenvolvendo”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

Publicidade

O presidente da Agetul, Valdery Junior, conta que o mouflon foi rejeitado pela mãe assim que nasceu e, por isso, tem se alimentado com leite de cabra. “É um alimento rico com os nutrientes que a Bolacha precisa. Ela recebe cinco mamadeiras por dia. Até que atinja no mínimo uns dois meses, esse será seu alimento”, explica.

Publicidade

Durante as duas primeiras semanas de nascimento do mouflon, os veterinários do Zoológico pegaram a mãe e ordenharam o colostro na mamadeira, que é o primeiro leite, pós-nascimento. “Esse leite é importantíssimo, pois fornece os primeiros anticorpos para o filhote. Então, demos esse alimento para o mouflon, a fim de garantir o seu desenvolvimento nutricional”, conta o presidente da Agetul, Valdery Junior.

A filhote, que nasceu com 1,9 kg, já ganhou peso e, atualmente, está com 2,5 kg. Com o avanço do crescimento, quando completar dois meses começará a receber dieta sólida com capim, frutas e verduras.

Publicidade
Publicidade