Publicidade
Destaque 2
| Em 4 anos atrás

Whatsapp Pay é alternativa para empresas em tempos de pandemia, avalia especialista

Compartilhar

O Banco Central do Brasil tem aumentado a competitividade bancária por implementar novos serviços na vida do brasileiro. Após regulamentar as transferências Pix chegou a vez do usuário de aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp poderem realizar transações bancárias por meio dessas ferramentas, o que pode ser um meio interessante para empresas, seja ela micro ou grandes, a implementarem em tempos de pandemia. Mas em meio a tecnologia, o cuidado para não cair em golpes ou fraudes devem ser redobrado.

Em entrevista ao Diário de Goiás nesta terça-feira (06/04), o advogado especialista em direito empresarial, Marcelo Godke Veiga avalia que com o aumento da competição no mercado e outros players entrando para oferecer serviços semelhantes, a tendência é de que isso o pequeno comerciante e empresário possam aderir tais tecnologias. “Assim como no Pix é que as empresas, principalmente as empresas de menor porte, poderiam aceitar isso como meio de pagamento para aumentar a competitividade”, pondera.  

Publicidade

Ele dá exemplos práticos de como um comerciante poderia aproveitar o sistema em tempos de Covid-19. “Um pequeno fornecedor de bolos, de livros… Um restaurante que hoje por conta da pandemia podem estar fechados e funcionando via delivery isso pode ajudar bastante esses pequenos empresários porque o custo acaba sendo minimizando muito do que comparando os custos tradicionais de cartão, isso acaba sendo uma alternativa bastante interessante”, explica.

Publicidade

Com tantas ferramentas em um mundo cada vez mais digital, os golpes e fraudes acabam migrando da vida real para o online, por isso o especialista afirma: redobre os cuidados e não sentindo segurança, não utilize tais ferramentas. “As pessoas tem que tomar muito cuidado pela fraude. Ela vai ocorrer. O que vai acontecer na verdade é que algumas fraudes que aconteciam no Caixa Eletrônico e na maquininha de cartão de crédito, elas vão ser transferidas para esses sistemas como o PIX e Whatsapp Pay. As pessoas tem que se certificar para evitar mandar dinheiro para o destinatário incorreto”. 

Publicidade

O SISTEMA

As operações só poderão ser feitas dentro do Brasil. Transações com o exterior estão vetadas. Os pagamentos de compras por meio da plataforma Facebook Pay, que haviam sido pedidos pelas operadoras, continuam sob análise e não foram incluídos na autorização.

Publicidade

Em nota, o Banco Central informou que as autorizações “poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”. As transferências e as contas pré-pagas estarão disponíveis assim que o WhatsApp liberar a modalidade. Caberá ao próprio aplicativo definir as tarifas de transação.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.