Com o fim do 2º turno das eleições municipais, o governador Marconi Perillo (PSDB) fez uma avaliação do processo em Goiás. Ele argumentou que para a base dele a eleição foi positiva, pois elegeu 201 prefeitos, num total de 246. Sobre a tão falada aliança entre Marconi e Vanderlan, o “Tucano” e disse que pretende fazer um agradecimento a Iris Rezende.
Acompanhe a reportagem em vídeo
{source}
<<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1147365968690024%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>>
{/source}
“Eu achei até que foi bom. A associação que foi feita me colocou numa situação bacana, nunca ouvi da parte da campanha do Iris, ataques pessoais, ou até administrativos. O que eles fizeram foi mostrar a minha relação com Vanderlan. Vou até agradecer o prefeito Iris por colocar minha imagem na campanha dele, achei bacana. Acho que não houve nenhum tipo de desrespeito a minha pessoa”, destacou.
O chefe do Executivo goiano também destacou que conversou com o prefeito eleito de Goiânia, Iris Rezende e pretende ter boa relação administrativa com ele. Marconi Perillo argumentou que durante o processo eleitoral, ele chegou a procurar Iris para estabelecer uma aliança.
“De minha parte será absolutamente tranquilo, eu nunca guardei rancor ou ódio em relação a disputas que tive com adversários, sempre tive com o prefeito Iris Rezende uma relação cordial, afinal de contas todos vocês da imprensa sabem que partiu de mim o convite para que ele retornasse à cena política, já tinha anunciado a desistência, e partiu de mim a procura por interlocutores dele e propor inclusive uma aliança no primeiro tuno. A aliança não foi possível nem por vontade minha ou dele, fizemos uma ótima aliança com o candidato Vanderlan”, afirmou.
Marconi Perillo espera ter boa relação com Iris à frente da Prefeitura de Goiânia, assim como tem ocorrido com o prefeito Paulo Garcia. Ele destacou como exemplo, a realização das obras do BRT Norte-Sul, que tem acompanhado de perto a liberação de recursos por parte do governo federal.
Ao destacar as alianças com prefeitos das outras cidades, disse que pretende estabelecer boa relação com Gustavo Mendanha (PMDB), prefeito eleito de Aparecida. Marconi em tom de brincadeira, disse que Gustavo votou nele nas eleições passadas.
“Em relação ao Gustavo, acho até que ele votou em mim nas últimas eleições. Que ele desminta”, destacou.
Saneago
Um dos temas mais polêmicos da campanha em Goiânia foi sobre a renovação da concessão da Saneago por mais 30 anos. Iris chegou a falar que houve negociata. Marconi Perillo minimizou e disse que a crítica faz parte do processo eleitoral.
“Talvez isso tenha sido dito no calor da eleição. Ele certamente vai refletir sobre isso. Vai verificar que o contrato é juridicamente perfeito. Foi muito debatido pela Câmara de Goiânia, teve o apoio do Situeg, a primeira encrenca seria com os trabalhadores que aceitaram o projeto”, destacou.
Marconi porém argumentou que ele foi o responsável pelas maiores obras de saneamento na capital: a ETE Hélio Seixo Brito e o Sistema Produtor Mauro Borges. Ao longo da campanha, Iris ressaltou a importância do Sistema Produtor Meia Ponte.
Vanderlan
Em relação a Vanderlan Cardoso (PSB), Marconi Perillo disse que o candidato derrotado poderia ter aproveitado melhor as ações realizadas pelo governo do estado e mostrar para a população. O governador disse que depois da eleição ficar difícil tomar qualquer atitude. “Não adianta a gente procurar justificativa depois que a eleição passa”, explicou.
Para Marconi Perillo, Vanderlan passa a ter grande peso na capital. “Vanderlan passa a ser a pessoa mais importante do nosso grupo em Goiânia”, afirmou. Ele destacou que Vanderlan “saiu grande desta história” e que acabou “ganhando um amigo que não tinha”, ressaltou.
O governador destacou que Vanderlan terá papel importante na política, em especial nas eleições de 2018 e 2020. Para Marconi “está assegurado na história de Goiânia, na história do Estado, um papel muito importante para o Vanderlan”, afirmou.
PSDB em Goiânia
Em relação ao PSDB que não tem um prefeito na capital há 16 anos, desde a gestão de Nion Albernaz. O governador ressaltou que o deputado Giuseppe Vecci foi um bom nome do partido, mas que por diversas circunstâncias acabou não sendo candidato.
Acho que o PSDB precisa se preocupar pra valer em Goiânia. Se não tivéssemos fazendo um bom trabalho, não teríamos 45% que consegui como candidato a governador contra Iris nas últimas eleições. Estou satisfeito com meu desempenho.
Leia mais
Governo prepara R$ 200 milhões para obras em parcerias com municípios