O novo ano que se aproxima tem trazido boas perspectivas para a economia brasileira, apesar de que algumas pesquisas apontam para uma retomada ainda gradual do consumo. Mesmo assim, o cenário que se estabelece tem sido positivo para o crescimento do empreendedorismo.
E os setores que mais tendem a crescer em 2018 são os de serviços e o alimentício. Contudo, independentemente do segmento, tipo de serviço e empresa, abrir um negócio requer muita atenção e planejamento.
Além de realizar estudos de mercado, elaborar planos de negócios, acompanhar bem o desenvolvimento da empresa é preciso se atentar, de forma indispensável, às questões financeiras e contábeis.
E é aí que entra um ponto importante a ser apresentado neste texto: a Margem de Contribuição. E se você deseja abrir um negócio ou já está com a empresa encaminhada, entenda porque é importante conhecer a MC e fazer dela a sua melhor aliada!
Mas afinal, o que é Margem de Contribuição?
Trata-se de um indicador fundamental que qualquer tipo de empresa deve avaliar, seja uma indústria, um comércio ou serviço. A MC é um cálculo, um resultado de uma subtração que fornece números sobre o que resta para pagar custos variáveis e fixos, além de apontar o lucro. Por isso o nome, “Margem de Contribuição”, pois ela contribui para a quitação de custos com obtenção de lucro.
E como é feita essa subtração?
Pode parecer complicado, mas a MC é simples de ser calculada e pode ser feita à mão, em uma tabela do excel, no sistema da empresa, entre outros. Basta ter as informações corretas sobre o que é vendido e o que deve ser pago. Ou seja, é preciso saber o custo da mercadoria, o preço de venda, comissão, impostos sobre venda e outras despesas para realizar o cálculo.
A MC é calculada quando se subtrai do preço de venda o custo da mercadoria, do serviço prestado ou produto vendido, subtrai também as despesas variáveis, como comissão, impostos, o custo da administradora do cartão, por exemplo, royalties, se tiver. Isto é, todos os gastos que acontecem em virtude da venda. É importante deixar claro que o termo “mercadoria” é usado no comércio, “serviço prestado” em prestadoras de serviço e “produto” é um termo utilizado nas indústrias.
Com os resultados obtidos da subtração, é possível compreender quanto a empresa ainda tem para custear as despesas fixas (aluguel, energia, água, por exemplo) e as despesas variáveis, como as já citadas acima. Além de tudo, é possível identificar o lucro após as quitações.
Orientações para o cálculo
Por mais que seja uma tarefa simples, pode ser difícil visualizar a estrutura do cálculo da MC. Foi pensando nisso que o IPOG disponibilizou gratuitamente uma planilha para auxiliar você a calcular a Margem de Contribuição corretamente!
É claro que o ideal é confiar a gestão contábil e financeira de sua empresa aos profissionais da área, mas o empreendedor que conhece e acompanha todo o desenvolvimento de sua empresa tem o poder de realizar planejamentos e tomar decisões fundamentais que podem evitar prejuízos e gerar crescimentos.
Por isso, não há desculpas! Acesse a planilha e baixe grátis! É um modelo simples, explicativo e que atende perfeitamente a execução do cálculo.
E qual é o melhor período para calcular?
Não existem regras sobre a quantidade ou períodos para efetuar o cálculo. A periodicidade fica à critério da pessoa. Mas é bom lembrar que nem sempre as informações necessárias estarão disponíveis. Contudo, é importante revisar os cálculos com frequência, seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.
O caminho para obter o Ponto de Equilíbrio
De forma simples, o Ponto de Equilíbrio é uma questão importante nessa história toda. O cálculo da MC na planilha também permitirá que ele seja obtido, o qual consiste no momento em que todos os custos fixos e variáveis estão pagos. Tem empresas que, ao atingirem o PE, passam a trabalhar com preços menores nas vendas, o que contribui para tornar o negócio mais competitivo.
Entender e calcular a MC traz grandes benefícios para a empresa. Com ela, é possível avaliar não só o negócio como um todo, mas também os produtos que são vendidos. Desta forma, pode-se trabalhar com o incentivo nas vendas de produtos que apresentam maior margem de contribuição. Como assim?
Quando o empresário, gestor, conhece a margem de contribuição dos produtos que vende, ele pode, por meio de comissões, premiação para a equipe de vendas, folgas, dentre outros, incentivar a venda de X ou Y.
Para exemplificar, imagine uma loja de sapatos onde o tênis da marca Z é o que possui maior margem de contribuição. Quando o cliente solicitar calçados do tipo é o tênis em questão que será apresentado primeiro.
O cálculo ainda contribui para identificar os produtos que possuem margem de contribuição pequena ou até mesmo negativa. Assim, o gestor consegue fazer o levantamento daqueles que não apresentam mais vantagens no processo de vendas.
Por fim, lembre-se sempre de acompanhar todo o desenvolvimento de seu negócio! Entenda como os processos funcionam, use as ferramentas adequadas e acessíveis. Desta forma, será mais fácil tomar decisões mais assertivas! Uma alternativa útil é o MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças, curso que pode ajudar você a avaliar e organizar toda a parte econômica da empresa!
Sobre Fernando Dias
Administrador, especialista em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças. Empresário, Palestrante e Consultor com ênfase em Gestão, Finanças, Performance e Resultados. Atuou em cargos de liderança em empresas goianas e multinacionais. Professor do MBA’s do IPOG sobre: Planejamento e Controle Orçamentário; Precificação Estratégica; Ferramentas de Controladoria; Ambiente Econômico e Financeiro nas Organizações; Modelagem e Plano de Negócios.