Publicidade
Destaque 3
| Em 4 anos atrás

Do interior de Goiás para o mundo: aos 90 anos, vó Dinah se torna influenciadora digital em tempos de pandemia

Compartilhar

A alegria estampada no rosto tem uma história antes do sorriso. Afinal, são 90 anos de experiências e uma biografia extensa para contar. Mas antes de ser uma blogueira influenciadora e incentivadora para amantes de receitas nas redes sociais, a vovó Dinah caminhou ‘avenidas’ turbulentas. 

Fã de Sérgio Reis, vovó Dinah sempre gostou de música. Mas também sempre tinha na cozinha e em suas receitas uma forma de demonstrar seu amor por amigos, parentes, filhos e netos. Quando pergunto à ela o que ela mais gosta de fazer, ela me responde que é o humilde e mineiro pão de queijo, afinal das contas, é mineira no nascimento mas no coração é ‘goiana toda vida’.  “A sobremesa vai ser doce de abacaxi”, garante. 

Publicidade

Ela começou a fazer vídeos no início da pandemia em março.  Vivendo com uma filha e com o neto, Murilo, estava triste e se sentindo isolada por não ver os outros netos, tampoucos bisnetos e amigos. Daí, os parentes pediram para que ela pudesse ensinar uma receita para fazerem. Em vez de colocar apenas no grupo da família, vovó Dinah pediu à Murilo para que colocasse na internet para todo o mundo ver suas dicas. “Aí coloquei no meu perfil e fez todo esse sucesso”, comenta Murilo.

Publicidade

A vovó ‘sequestra’ o instagram do neto

Publicidade

Quando o primeiro video foi adicionado no perfil do neto @murilonevesss, lá havia pouco mais de 900 seguidores. Desde então houve uma avalanche de novos seguidores e atualmente o perfil já passa dos 5 mil. “Quando eu adicionei não tinha a dimensão do que tudo se tornaria. Hoje já não é mais o meu perfil. Até mudei o nome. É dela”, comenta o neto que reconhece ter seu perfil “sequestrado” pela avó. Claro que no ‘bom’ sentido. “Agora a página já é dela. Já mudei o instagram pro nome dela, já retirei todas as minhas fotos. Agora é tudo dela”, comenta, porém comemorando o sucesso da vovó que agora tem uma conta com nome próprio dela: @receitasdavovódiná.

Murilo está trabalhando em home office e dando todo o apoio para a avó. Se essa entrevista foi promovida, teve dedo do neto. E faz com muito gosto, muita alegria, muito grado. O ‘sequestro’ do instagram, foi por um bom motivo. Agora sua a avó é muito mais vista.

Publicidade

A dona da superação: Vó Dinah

Dinah Cândida Barroso Neves também viveu tristes momentos em sua vida. Tratou três anos um câncer, o que ocasionou a perda da sua mama esquerda, além de muitas raspagens nas axilas. “Vencemos o câncer, mas o tratamento e as medicações continuam”.  Não foi fácil, para conseguir exterminar o principal inimigo, teve de se deslocar uma distância monumental. “Todo o tratamento e a cirurgia de retirada da mama, foi feito em Barretos (São Paulo) a 420km daqui, íamos todo o mês para lá durante 3 anos”, conta Murilo.

Livro de receitas? Só com Ana Maria

Se pergunto à ela se existe uma possibilidade de algum novo produto como um livro, o neto responde: “Só se for com a Ana Maria Braga”. E ela ri. “Eu tô querendo muito”, diz Vó Dinah. Quando conto à ela que essa é uma das pautas que dá gosto de fazer e o sorriso vem de orelha a orelha, ela ri ainda mais e fica toda alegre.

A avó Dinah até hoje está sem ver seus netos e bisnetos. Está com saudades e encontra nos vídeos que Murilo ajuda a produzir um encontro para diminuir a saudade. E de quebra, se tornar uma influenciadora das receitas digitais. Palmeirinha? Ana Maria? Que nada… Aqui do lado a gente tem Vó Dinah… que ensina o melhor pão de queijo que tu pode fazer.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.