Dentro do projeto de modernização e redução de gastos da Assembleia Legislativa, o presidente da José Vitti (PSDB) assinará nesta quinta-feira (24) termo de cooperação técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha estará presente.
O acordo garantirá ao Legislativo acesso ao Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi), que é responsável por colher informações de óbitos dos cartórios de registro civil de pessoas naturais do Brasil. No INSS, os dados do Sisobi são utilizados cruzamentos com o Sistema Unificado de Benefícios (SUB).
O acesso da Assembleia ao Sistema faz parte de um processo de troca de informações entre os diversos órgãos governamentais de diferentes poderes para o aperfeiçoamento dos instrumentos de controle, seja para reconhecimento de direitos ou para evitar a ocorrência de fraudes ao sistema.
“Seremos pioneiros na adoção deste sistema em Goiás”, disse Vitti, afirmando que a Assembleia é o primeira instituição a assinar esse tipo convênio com o INSS. Outra vantagem será a diminuição de solicitações de informações encaminhadas por ofício ao INSS.
Além disso, a utilização desse sistema vai reduzir gastos, uma vez que a consulta de óbitos era realizada por intermédio de cartórios. “É mais um passo na modernização da Assembleia e no projeto de redução de gastos da máquina pública e agilização de processos”, ressaltou.