O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), participou nesta segunda-feira de debate na Conferência Legislativa da National Conference of State Legislatures (NCSL), em Boston, nos Estados Unidos, sobre os sistemas eleitorais adotados nos diversos países do mundo.
Vitti observou que países de vanguarda, com desenvolvimento tecnológico muito maior que o Brasil, ainda utilizam métodos manuais para o voto. “É curioso que a quase totalidade dos países use ainda o sistemas de cédulas eleitorais. Já há algum tempo adotamos no Brasil o sistema eletrônico, que, no nosso entendimento, é um sistema é eficiente e confiável, que reduz a margem de falhas a praticamente zero.”
No debate, Vitti pontuou que a experiência brasileira do voto eletrônico é muito bem sucedida. “Acredito que nós estamos no caminho certo e a tendência é que no futuro bem próximo o sistema eletrônico no qual somos pioneiros, sirva de exemplo e seja adotado em todo o mundo.”No domingo, 6, o presidente da Assembleia comandou painel sobre Educação com deputados do Estado de Maryland (EUA). Vitti, que também preside o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do País, disse que participar de um evento desse nível e representando o Legislativo goiano é muito positivo. “É bastante enriquecedor compartilhar ideias e conhecer experiências legislativas de sucesso internacional.”
A Conferência Legislativa da NCSL é um dos maiores encontros internacionais de líderes, especialistas e políticos das Américas. Além de Vitti, outros quatro deputados goianos também participam do evento: Júlio da Retifica (PSDB), Álvaro Guimarães (PR), Luis Cesar Bueno (PT) e Humberto Aidar (PT).
Os deputados goianos também cumprirão agenda de encontros técnicos na cidade de Nova York, onde visitarão a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Embaixada Brasileira.