Vitória e Ceará fizeram um jogo muito movimentado e cheio de chances de gol, neste domingo (20), no Barradão. Melhor para os donos da casa, que saíram na frente com Wallyson, sofreram o empate de Wescley, mas conseguiram a vitória com gol de Neílton: 2 a 1 em duelo válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo, o segundo seguido na competição. o Vitória chega aos sete pontos e salta para o 10º lugar até o momento, mas pode cair na tabela ao término da rodada. Já o Ceará ainda não sabe o que é vencer no Brasileiro e ocupa a vice-lanterna com três pontos ganhos.
Na 7ª rodada do Brasileiro, o Vitória visita o Botafogo no domingo (27), enquanto o Ceará joga no mesmo dia e recebe o Grêmio.
O camisa 10 do Vitória comandou o meio-campo e deu bela assistência para Wallyson no primeiro gol do Vitória. Ainda no primeiro tempo, criou boas jogadas e até tentou marcar o dele. Neílton foi premiado com o gol na etapa final, já aos 39 minutos, em cobrança de pênalti. Boa atuação do artilheiro da equipe rubro-negra na temporada com 16 bolas na rede.
O ponta do Vitória deu trabalho no primeiro tempo, criou chances de gol e fez a defesa do Ceará correr atrás dele. Ele marcou o primeiro o gol dos donos da casa pelo lado do campo e ainda começou a jogada do pênalti no segundo tempo.
O Ceará fazia um bom jogo mesmo atrás do placar e conseguiu o empate no segundo tempo depois de levar o primeiro gol do jogo. Porém, quando a equipe alvinegra parecia perto da virada, tudo foi por água abaixo depois que Éverson cometeu pênalti infantil em Lucas Fernandes. O goleiro derrubou o atacante dentro da área e não evitou o gol de Neílton na cobrança da penalidade.
O Vitória começou melhor o jogo, primeiro com as “correrias” de Wallyson e depois com chute perigoso de longe de José Welison. O Ceará respondeu depois e criou boas chances com Éder Luís, Samuel Xavier e Juninho, mas errou a pontaria. Tudo isso antes do gol.
O Vitória aproveitou muito bem contra-ataque e abriu o placar no Barradão aos 20 minutos do primeiro tempo. Neílton recebeu no meio-campo e tocou de primeira para Wallyson, que apareceu por trás da defesa do Ceará pela esquerda, entrou na área e tocou na saída do goleiro Éverson.
Depois de falhar duas vezes na derrota para o Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste na última quarta-feira, Caíque sequer foi relacionado e deu lugar a Elias, anunciado e regularizado na última sexta-feira. O goleiro foi mais exigido na segunda metade da etapa inicial e, aos 24 minutos, fez bela defesa após chute forte de Elton de fora da área. Porém, no segundo tempo, ele não conseguiu evitar belo chute de Wescley.
O Ceará já tinha criado algumas chances na primeira etapa e deu mais chutes a gol do que o Vitória, mas voltou ainda mais agressivo no segundo tempo e dominou as jogadas de ataque. Logo aos cinco minutos, os visitantes tiveram grande chance com Hyuri, que recebeu dentro da área após passe de calcanhar de Elton, mas mandou por cima do gol. Depois, Wescley costurou a zaga e bateu de canhota rente à trave direita de Elias.
Aos 25 minutos do primeiro tempo, um lance inusitado chamou a atenção. Kanu e André Lima discutiram entre si, foram separados pelos demais jogadores do Vitória, mas não passaram impunes. O árbitro Marcelo de Lima Henrique mostrou amarelo para os dois mesmo sob protestos do capitão Willian Farias. Pior para Kanu, que estava pendurado e agora terá que cumprir suspensão contra o Botafogo.
Na etapa final, Rhayner foi substituído por Rodrigo Andrade aos 24 minutos e saiu de campo muito xingado pelo próprio torcedor do Vitória. O jogador pediu apoio da torcida de forma irônica e deixou o campo irritado. No banco de reservas, ele recebeu cumprimentos de todos os demais atletas do time baiano.
Wescley acerta belo chute de longe e empata
Depois de criar boa chance mais cedo, Wescley tentou de novo e foi premiado com um belo gol. Aos 30 da etapa final, o meia aproveitou sobra da zaga e acertou forte chute de esquerda no canto direito de Elias para marcar o segundo gol dele no Campeonato Brasileiro.
Aos 39 minutos, Neílton deu números finais ao jogo e garantiu o triunfo do Vitória. Lucas Fernandes driblou o goleiro Éverson dentro da área e foi derrubado. O árbitro não teve dúvidas e marcou o pênalti. O camisa 10 foi para a cobrança, chutou forte no meio do gol e garantiu mais três pontos para o time baiano.
VITÓRIA
Elias; Lucas (Guilherme Costa), Kanu, Walisson Maia e Jeferson; Willian Farias, José Welison, Rhayner (Rodrigo Andrade), Neilton e Wallyson; André Lima (Lucas Fernandes). T.: Vagner Mancini
CEARÁ
Éverson; Samuel Xavier (Pio), Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário; Richardson (Hyuri), Juninho e Ricardinho; Wescley, Éder Luís (Felipe Azevedo) e Elton. T.: Marcelo Chamusca
Gols: Wallyson (V), aos 20min do 1º tempo, Wescley (C), aos 30min do 2º, e Neílton (V), aos 39min do 2º
Estádio: Barradão, em Salvador
Juiz: Marcelo de Lima Henrique (RJ)