O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) foi vítima de um golpe na última semana, que visa tirar dinheiro de parentes de pacientes internados na unidade. Segundo o hospital, familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) receberam uma ligação na última quinta-feira (5) de pessoas que se diziam funcionários do Huapa.
Na ligação, os criminosos pediram pagamento para realização de exames e compra de medicamentos com o argumento de que o hospital não oferecia os itens e que o paciente precisava com urgência. Os criminosos exigiram que fosse feito um depósito em dinheiro.
Sabendo do golpe, a direção do Huapa ressaltou que as unidades públicas de saúde, pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), não podem cobrar por exames ou qualquer que seja o tratamento oferecido aos pacientes.
Além disso, a direção informou que a unidade não entra em contato por telefone para repassar informações sobre estado de saúde de pacientes. As informações são repassadas apenas pessoalmente para parentes de primeiro grau, com documento que comprove.
Com isso, o hospital faz uma alerta à população: qualquer ligação de solicitação de pagamentos de exames, medicamentos ou procedimentos a familiares de pacientes internados na UTI do Huapa deve ser considerado um golpe. Nestes casos, a família deverá entrar em contato com a direção do hospital.
A coordenadora do Serviço Social do Huapa, Carla Simone da Silva, comenta que esses crimes prejudicam a credibilidade do hospital junto aos familiares e “tem causado desconforto e transtornos à equipe de profissionais, pois a desconfiança gera preocupação nas famílias, com impacto negativo na visão do atendimento prestado”.