A frase foi dita pelo governador Marconi Perillo durante cerimônia que marcou o lançamento do projeto “Patrulha Maria da Penha”, em Aparecida de Goiânia, na tarde desta terça-feira (7). Este foi o primeiro ato público do governador depois de sua viagem ao Oriente Médio. Marconi foi do aeroporto Santa Genoveva direto para a sede do 2º Comando Regional da Polícia Militar, no setor Buriti Sereno, local escolhido para a largada da Patrulha no município.
Ao dar ênfase à frase que sintetiza a determinação do governo de Goiás em ampliar a estrutura de segurança destinada exclusivamente à proteção da mulher, ele lembrou que desde o seu primeiro mandato, ao lado da primeira-dama, Valéria Perillo, sempre buscou fortalecer a Delegacia da Mulher, estendendo sua ação a todas as regiões do Estado.
“Não há ação mais efetiva de um governo do que as 22 Delegacias da Mulher que criamos no Estado”, declarou ao cumprimentar de forma particular a titular da especializada em Aparecida de Goiânia, delegada Cybele Tristão, à qual ficará subordinada a Patrulha Maria da Penha.
O governador disse que comparecia àquela cerimônia por considerá-la importante e porque, com o seu gesto, atendia a convite que lhe foi feito pela delegada Cybele durante audiência que a ela concedeu há cerca de dez dias.
O governador festejou os indicadores divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública dando conta de que houve queda significativa no quadro de violência no Estado, de forma mais acentuada na região metropolitana de Goiânia e no entorno do Distrito Federal.
Ele disse estar certo de que os avanços serão ainda maiores este ano e em 2018. “Mais do que o bom aparelhamento das nossas policias, as melhorias vieram e continuarão a vir graças ao nosso material humano. Eu sempre digo que Goiás tem uma das polícias mais competentes do Brasil”, sentenciou.
Elogiou também os resultados conseguidos até aqui pela Patrulha Maria da Penha nas cidades onde está em atuação, desde março de 2015, quando foi inaugurada a primeira, em Goiânia. Já foram mais de três mil atendimentos nas unidades em funcionamento na capital, Anápolis, Catalão, Posse, Luziânia e na Cidade de Goiás.
O projeto nasceu da ação integrada das forças de Segurança Pública com o objetivo de promover o atendimento qualificado às vítimas de violência contra a mulher, apoiando o cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei 11.340/2006 intitulada “Lei Maria da Penha”. Foi instituída em Goiás pelo governador Marconi Perillo no dia 10 de março de 2015, tendo como madrinha a primeira-dama do Estado e presidente de honra da OVG, Valéria Perillo.
As patrulhas são compostas, em sua maioria, por policiais militares femininas com treinamento especializado. O projeto iniciou-se atendendo apenas a região Noroeste de Goiânia, local que registrava altos índices de ocorrências de violência contra a mulher.
Nos seis municípios onde está presente, a Patrulha trabalha em parceria com a Delegacia da Mulher. As agentes visitam mulheres que já foram vítimas de algum tipo de violência e estão sob a tutela de medidas protetivas, orientando-as com dicas de segurança e prestando toda assistência necessária para o cumprimento das ordens de proteção judicial.
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o governador Marconi Perillo disse que o Estado de Goiás dá mais um passo importante na sua política de segurança pública com a criação de mais uma patrulha especializada em proteger a mulher das agressões físicas e morais de seus parceiros.
A solenidade foi encerrada com a entrega das viaturas que irão trabalhar exclusivamente na Patrulha e com homenagens a várias mulheres que compareceram à solenidade. A elas o governador entregou buquês de flores também em nome da primeira-dama, Valéria Perillo.