Publicidade
Categorias: Política
| Em 10 anos atrás

Vilmar Rocha é empossado em secretaria responsável por 40% do plano de governo

Compartilhar

O ex-deputado federal Vilmar Rocha foi empossado na manhã desta segunda-feira (2) como secretário de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). A solenidade foi realizada no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, localizado no Setor Central de Goiânia.

Publicidade

 

Publicidade

A nova pasta, pensada anterior à Reforma Administrativa, de acordo com o governador Marconi Perillo (PSDB), irá reunir questões básicas das cidades como infraestrutura, saneamento básico, planejamento de resíduos sólidos, mobilidade urbana e, sobretudo, sustentabilidade.

Publicidade

Durante discurso de posse, Vilmar Rocha destacou a importância da secretaria, por possuir 40% dos principais eixos para execução do plano de governo, além de ser uma das pastas que executará o projeto de Reforma Administrativa. “É uma Secretaria grande, complexa, importante para a qualidade de vida do nosso povo. Estou animado e comprometido com esse desafio“, disse.

Segundo o secretário, foram traçadas diretrizes que serão a essência da Secima, como questões referentes à água, resíduos sólidos e mobilidade. A primeira prioridade, de acordo com Vilmar Rocha, será uma solução para a questão de água. O secretário explicou que há regiões em Goiás que correm o risco de ter racionamento.

Publicidade

Na semana passada tivemos uma reunião com a diretoria da Saneago [Saneamento de Goiás S. A.] e vamos fazer um levantamento para identificar quais são as áreas críticas. Em algumas regiões temos a possibilidade de faltar água. Vamos diagnosticar e apresentar soluções sustentáveis“, disse.

Segundo Vilmar Rocha, a Barragem João Leite abastece Goiânia e Região Metropolitana e o Corumbá IV, a região do Entorno do Distrito Federal. No entanto, áreas que não se encaixam nessas duas regiões poderão sofrer com a falta de água.

Em relação à correta destinação do resíduo sólido, o secretário afirmou que o governo de Goiás lançará o projeto “Goiás sem lixo“. “Hoje as prefeituras têm dificuldade de enfrentar isso. A ideia é fazer uma parceria entre o Estado e as prefeituras“, falou.

Por último, a terceira prioridade mais emergencial será dar uma solução também à mobilidade urbana. Para Vilmar Rocha, a solução de outras cidades e países sempre foi a implantação de metrô, porém, esta é uma medida de alto custo e que requer mais tempo para a finalização da obra.

Metro é caro e demorado. Precisamos apresentar medidas alternativas como o BRT [Bus Rapid Transit] e o VLT [Veículo Leve Sobre Trilhos]“.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participou da solenindade e também discursou. Ele elogiou o ex-deputado e afirmou que serão firmadas novas parcerias em reunião para os próximos quatro anos. “O senhor vai conseguir atender o objetivo do governador Marconi Perillo. Juntos vamos subir a qualidade de vida da população de Goiás mais alguns degraus“, pontuou.

Ao final, o governador também discursou, ressaltou a carreira política de Vilmar Rocha e disse que o secretário é um homem ético, simples, preparado e de reta conduta republicana.

(Fotos: Leoiran)

Publicidade