O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, atualmente no Patriota, se filiará ao MDB nesta quinta-feira (24). A assinatura da ficha de filiação ocorrerá às 11h30, na sede do Diretório Regional do partido, no Setor Aeroporto, em Goiânia.
Na ocasião, estarão presentes o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi; o governador Ronaldo Caiado (União Brasil); o ex-prefeito Gustavo Mendanha, que também está no Patriota mas deve se filiar em breve ao MDB; além de deputados, vereadores, secretários e lideranças.
Vale lembrar que a filiação marca o retorno de Vilmar Mariano ao MDB 1 ano e 7 meses após deixar a sigla. Na época, ele se filiou ao Podemos e, posteriormente, ingressou no Patriota junto com Gustavo Mendanha. O convite para a volta à legenda partiu do presidente estadual do MDB, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.
Em 2022, após o fim das eleições, Vilmar Mariano sinalizou que atuaria para reaproximar Daniel Vilela e Gustavo Mendanha, que haviam rompido politicamente após o ex-prefeito se lançar como candidato ao Governo de Goiás, enquanto Daniel compôs chapa com Caiado.
Deu certo. A reaproximação se concretizou e Mendanha é, agora, um dos integrantes da base do governador Ronaldo Caiado, com quem Mariano buscou estabelecer parceria política-administrativa.
Ao comentar sua filiação, Vilmar explicitou seu perfil de unificação e se mostrou satisfeito pelo êxito dessas articulações.
“O MDB é o partido mais amado pelos aparecidenses e lidera o processo de transformação iniciado por Maguito e continuado por mim e o Gustavo. Fico feliz que todos nós possamos seguir juntos, unidos e fortes no MDB e na base aliada do governador Ronaldo Caiado” ressalta Vilmar Mariano, que foi vereador por quatro mandatos e vice-prefeito pelo MDB.
Antes da definição, três possíveis haviam circulado na imprensa, mas não se concretizaram. Por isso, a equipe de Vilmar Mariano havia informado que o anúncio só seria feito por meio de convite oficial, com a divulgação da data, horário e local do ato de filiação, os quais foram oficialmente informados nesta terça-feira (22).
O retorno ao MDB faz parte das movimentações do prefeito para sua candidatura à reeleição nas eleições de 2024.