Na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), recebeu representantes das cooperativas de reciclagem do município para discutir a operação do Programa de Coleta Seletiva, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O encontro ocorreu na na Cidade Administrativa Maguito Vilela.
Durante a reunião, o gestor municipal garantiu viabilidade de cessão de área pública para instalação e operação da Cooperativa de Reciclagem Feminina de Aparecida (Coorfap), que funciona atualmente em local improvisado no Setor Internacional Park.
“É um passo importante que está sendo dado para melhorar o programa de Coletiva Seletiva e a dignidade dos trabalhadores de reciclagem. Atender a essa demanda se faz necessário, pois o trabalho de coleta seletiva é importante para sustentabilidade do município, além de ser uma fonte de renda para dezenas de famílias”, afirmou o prefeito Vilmar.
Um galpão com estrutura adequada para triagem dos recicláveis será instalado em área do município, localizada no Setor Vale do Sol, próximo ao Aterro Sanitário Municipal. A área foi sugerida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma). Na mesma região funciona o galpão da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Aparecida de Goiânia (Coocap), inaugurado em dezembro de 2013.
Adriana dos Santos, presidente da Coorfap, destacou como positiva a ação. “A gente fica feliz de ver as coisas caminhando e a prefeitura entendendo a nossa necessidade. E eu tenho esperança que a gente vai poder trabalhar com mais dignidade. A gente trabalha para o bem da cidade e a reciclagem é nossa fonte de trabalho”.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valéria Pettersen, a cessão de área para a cooperativa vai contribuir para o desenvolvimento da coleta seletiva.
“A Coorfap carece de uma área que atenda a necessidade. Os trabalhadores precisam de um espaço digno para trabalhar com a triagem e prensa dos recicláveis. E o nosso prefeito, sensível a essa questão, está viabilizando uma solução”, sublinhou.
A reunião contou com as presenças do secretário Ubiraci Silva (Habitação), do procurador-geral do Município, Fábio Camargo, da diretora de Resíduos Sólidos, Victória Arantes, da coordenadora de Educação Ambiental, Kamilla Giacomet, do vereador Willian Panda (PSB) e do arquiteto Filemon Tiago, coordenador do Coletivo Ideias Urbanas e movimento Goiás Lixo Zero.