Sorridente, o prefeito de Aparecida de Goiânia Vilmar Mariano (Patriota) posou para foto com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no lançamento da plataforma “Mãos à Obra”, em Brasília. O projeto vai auxiliar o Governo Federal na identificação de obras paralisadas. No encontro, o petista também anunciou aumento no repasse do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O encontro foi liderado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e organizado pelo Ministério das Relações Institucionais, que teve Alexandre Padilha como ministro e o goiano Olavo Noleto, que foi secretário em Aparecida, como secretário-executivo.

Publicidade

Prefeitos de centenas de municípios participaram remotamente e presencialmente, apenas dois prefeitos convidados pela Presidência da República de cada estado. Os goianos presentes foram Vilmar Mariano e Paulinho Imila, de Itapuranga.  

Publicidade

“Não é possível governar este País sem levar em conta os estados e municípios. Isso aqui [encontro] será uma rotina entre nós. Queremos que as prefeitas e os prefeitos desse País possam participar junto conosco da execução das políticas que precisamos fazer neste País”, destacou Lula durante o encontro. 

Publicidade

Ainda segundo Lula, o governo vai estreitar o relacionamento administrativo com os estados e prefeituras. A intenção do Planalto e acelerar procedimentos para destravar a realização de obras públicas.

Vilmar Mariano classificou o encontro como importante para as cidades brasileiras. “Convidar os prefeitos para o lançamento de programas dessa grandeza representa um gesto de atenção do governo. Estaremos, em Brasília, sempre que necessário em busca de apoio para nossas demandas”, pontuou.  

Publicidade

Mãos à Obra 

Na ferramenta lançada, as prefeituras deverão atualizar o banco de dados, destacando prioritariamente equipamentos públicos destinados à Saúde, Educação, Esporte e Cultura e ainda unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. 

Diante das informações, a Casa Civil e demais ministérios irão analisar e definir, conforme orientação da Presidência da República, quais obras serão retomadas de imediato.  A retomada das obras levará em conta a ordem de envio. Com isso, o município ou estado que alimentar as informações primeiro terá a solicitação colocada em lugar equivalente na fila. 

“Acredito que essa iniciativa vai contribuir muito para que, em parceria com o Governo Federal, possamos retomar ou iniciar obras importantes em nossa cidade. O presidente se colocou à disposição para ajudar as prefeituras e estados brasileiros. Vamos manter esse diálogo permanente com o governo brasileiro e, sem dúvida, quem ganha é a população que é quem mais precisa das obras”, apontou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, após a reunião com Lula e outros gestores municipais. 

Publicidade