Publicidade
Categorias: Notícias do Estado
| Em 7 anos atrás

Vila Vida ganha Projeto de Cidadania Digital na festa de aniversário

Compartilhar

 

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, participou na manhã desta terça, 20, da comemoração de aniversário do Centro de Convivência de Idosos Vila Vida, no Setor Coimbra. Durante o evento, foi inaugurado o Projeto Cidadania Digital Já, que vai inserir moradores e frequentadores da unidade no mundo da internet. Cerca de 60 idosos já estão inscritos para o curso. As aulas serão ministradas com o uso de celulares, tablets e Smart TV.

Publicidade

Valéria Perillo disse que o Projeto Cidadania Digital Já vai possibilitar aos idosos fazer contatos com familiares e amigos e se atualizar no noticiário que circula na internet, se divertir e brincar, ao mesmo tempo em que é inserido em um universo que promove a interação e socialização, uma porta para novo aprendizado, novas emoções e entretenimento.  

Publicidade

“Estamos há 16 anos participando da história da Vila Vida, uma unidade da OVG que recebe por mês mais de 2 mil e 400 pessoas beneficiadas com as atividades oferecidas, que têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos”, afirmou. Também os Centros de Convivência Norte Ferroviário, Cândida de Morais e Complexo Sagrada Família contarão com o projeto.

Publicidade

Valéria Perillo aproveitou a festa dos 24 anos de existência da Vila Vida para apresentar a nova diretora geral da OVG, a administradora de empresas Idelma Rodrigues. “Ela é competente e, principalmente, humana, e aceitou o desafio de conhecer os programas sociais da OVG, que demandam especialmente sensibilidade e senso humanitário”, destacou.  

Políticas públicas

Publicidade

 

A diretora geral citou o aumento da população de idosos no Brasil e a necessidade de políticas públicas voltadas para esse segmento da população. Segundo ela, até 2030, o Brasil deverá ter um idoso para cada grupo de quatro pessoas. “Isso mostra que os governos terão de investir em iniciativas para a pessoa da terceira idade, a exemplo do que já faz o governo de Goiás, por meio da OVG, ao implantar um projeto que vai ensinar os idosos a lidar com a internet, as redes sociais. Isso é muito importante no trabalho de integração, atenção e valorização do idoso”, salientou. 

Carlos Roberto de Almeida, de 75 anos, morador da Vila Vida, disse que o projeto vai proporcionar mais lazer e diversão aos idosos. “Vai ser muito útil e importante. Sei um pouco, mas preciso aprender mais sobre o uso do celular e da internet”, citou. Terezinha Amélia de Morais, de 70 anos, é frequentadora da unidade e diz que vai usar os novos conhecimentos para fazer mais amizades e ficar conectada às notícias e com os parentes. “É muito bom sair de casa e estar aqui na Vila Vida com os amigos e aprendendo coisas novas”, frisou.

A coordenadora da unidade, Maria Helena de Jesus, agradeceu à presidente de honra da Organização e ao Governo de Goiás pelo apoio às ações sociais e disse que a novidade vai permitir aos idosos atendidos na Vila Vida uma maior integração e participação nas tecnologias da atualidade.

Aulas

 

A instrutora do Cidadania Digital Já, Ingrid Carneiro, explicou que as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Serão formadas três turmas de manhã e outras três à tarde. A duração das aulas será de 50 minutos.

“Vamos incluir também os analfabetos nesse processo. Todos os procedimentos e partes teórica e prática serão desenvolvidos para atender às necessidades dos nossos alunos, que vão aprender a salvar contatos, fazer ligações, passar e receber mensagens e ainda conhecer os perigos da internet”, disse a instrutora. Bolsistas da OVG vão participar do projeto como apoio pedagógico. A OVG implanta o projeto em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) e a Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan).     

A festa de aniversário contou com a bênção do padre Márcio, da Paróquia São Paulo Apóstolo, e foi animada com apresentação do Grupo Terceira Dança. Zilda Pereira fez depoimento sobre sua experiência na Vila Vida. “Aqui temos a atenção de anjos, que nos ajudam em tudo”, citou. Participaram do evento os diretores da OVG, coordenadores de unidades e colaboradores da Organização, bem como moradores e frequentadores da Vila Vida.         

Publicidade