Depois do anúncio frustrado de Paulo Roberto Santos que decidiu permanecer no São Bento de Sorocaba, o Vila Nova Futebol Clube divulgou o acerto com o técnico Guilherme Alves para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro.
O profissional comandou o Grêmio Novorizontino durante o Campeonato Paulista. A equipe teve um aproveitamento de 46% e em 15 jogos realizados na competição – Foram 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas.
Guilherme ficou bastante conhecido pelo seu curriculim com jogador. Ele foi centroavante de grandes clubes do Brasil, como São Paulo, Grêmio, Vasco da Gama, Corinthians e Atlético Mineiro. No Galo de Minas chegou a decisão do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians, competição que terminou como principal artilheiro, mancando 28 gols.
Depois de pendurar as chuteiras, buscou se preparar para assumir a função de técnico de futebol. Foi auxiliar de Wanderley Luxemburgo no Atlético Mineiro e recebeu sua primeira oportunidade no Ipatinga em 2011. Passou pelo Marília e desde 2013 está no comando do Novorizontino.