No próximo dia 17 de junho, o videodança ‘Sopro’ estará disponível no YouTube, a partir das 19h30, no canal da Ilúmina Produções. O projeto é contemplado pelo edital de dança Adir Blanc, concurso nº 8/2021, da Secretaria de Cultura de Goiás (SECULT) e as imagens foram filmadas na Olaria Rei Canaletas, em Nerópolis.
Dirigido por Anna Behatriz Azevedo, Larissa Siqueira e Marcus Nascimento, a coreografia presente no videodança tem como inspiração a frase do jornalista Eduardo Galeano: “Nesse mundo de plástico e de ruído, quero ser de barro e de silêncio” e usa da estética do barro e do pó como reflexão sobre a vida contemporânea.
“A particularidade que eu vejo desse videodança é que ele parte de uma frase e essa frase desencadeia a corporeidade dos meninos, as cenas, o material plástico e argila. Partindo de uma frase relacionada a um mundo de plástico e um desejo de silêncio, se desencadeia todo o processo de construção do videodança”, explica Anna Behatriz.
De acordo com Larissa Siqueira, o barro simboliza o contato consigo mesmo, com a natureza, com a essência de cada ser humano. Já o silêncio e a pausa, se fazem necessários para que o indivíduo não se perca na confusão da rotina.