Publicidade
Categorias: Política
| Em 8 anos atrás

Vídeo: Vanderlan promete liberação online de alvarás para pequenas obras

Compartilhar

O candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSB) em entrevista a Vinha FM e ao Diário de Goiás apresentou como proposta a desburocratização na liberação de alvarás por parte da prefeitura da capital. O prefeitável destacou que o contribuinte que pretende fazer uma obra numa construção de até 500 metros quadrados poderá ter a liberação online.

O prefeitável destacou que buscou se basear na experiência de Campinas (SP), que segundo Vanderlan é modelo para diversas cidades do Brasil. Quanto as grandes construções, o candidato prometeu diminuir o prazo e colocar à disposição do contribuinte uma ouvidoria.

Publicidade

“A construção, ampliação, reforma até 500 metros quadrados seja online. Com isso a gente evita problemas. Os grandes projetos ficarão a cargo do corpo técnico da prefeitura, mas com prazos para sair da prefeitura. Com isso, vamos dar agilidade. Cada liberação, gera emprego e renda. Quero ser referência, como Campinas hoje é para o Brasil. Vamos implantar aqui este sistema de desburocratização e com ouvidoria. Não sei trabalhar sem ouvidoria”, afirmou.

Publicidade

Veja a entrevista completa

Publicidade

{source}
<<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1141823992577555%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>>
{/source}

Finanças

Publicidade

Questionado sobre a situação financeira da Administração Municipal, o candidato argumentou que tomou conhecimento e que por isso tem feito propostas baseados no que a Prefeitura tem capacidade de realizar e no aumento da arrecadação a partir da criação dos Polos de Desenvolvimentos Regionais.

Ele avaliou que 80% da estrutura para se realizar as ações em diferentes áreas já existe, o que precisa é otimizar os recursos;

“Até mesmo para apresentar nossas propostas eu tomei conhecimento da realidade financeira da Prefeitura de Goiânia. O que nós apresentamos, cerca de 80% já existe a estrutura. Quando falo de diminuir, de nós acabarmos com as filas nos Cais, nós vamos usar os médicos mais existentes, dando mais apoio a eles, em medicamentos, em materiais. Na Comurg falta melhor atendimento e dar equipamentos.

No entanto, vale ressaltar que para o ano que vem existe a previsão de queda no orçamento. Em junho foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A LDO 2017 prevê uma queda de 13,50%, em relação ao estimado na Lei Orçamentária Anual deste ano de 2016 e estima a receita para o ano de 2017 em R$ 4.543.614,066 (Quatro bilhões, quinhentos e quarenta e três milhões, seiscentos e quatorze mil reais).

O candidato argumentou que mesmo com a previsão de queda, logo de imediato é possível colocar as propostas que vem fazendo em prática. “Todas as ações que colocamos tem de ser postas em prática já de imediato. Não tem que ficar esperando. Sendo eleito vou chamar a Câmara, a atual administração para conversar sobre isso para ver as prioridades e aprovar alguma mudança se necessário. Os investimentos para os polos de desenvolvimento são pequenos e é aí que entra a parceria com o governo do estado que eu defendo e meu adversário critica. Nós vamos ter recurso sim. Com geração de emprego e renda”, disse.

Durante a entrevista, Vanderlan aproveitou para criticar Iris Rezende dizendo que ele não tem projetos para a cidade. “Ele não tem proposta para Goiânia. Acha que o problema da Saúde vai ser resolvido com asfalto, da Educação, com asfalto. Não tem um projeto efetivo para resolver os problemas da cidade”, destacou.

Aterro Sanitário

No começo desta semana, o presidente da Comurg, Edilberto Dias, fez uma crítica aos candidatos que não têm se preocupado com problemas importantes da cidade, por exemplo, o aterro sanitário. Edilberto Dias colocou a necessidade de se retirar uma rede elétrica para promover a expansão do aterro, que dará mais 30 anos de vida útil. Para isto é preciso fazer um investimento de R$ 5 milhões. Com a retirada da rede é possível o aproveitamento do gás que é produzido pelo lixo.

O candidato Vanderlan Cardoso foi perguntado sobre esta demanda e disse que é possível realizar a ação e que já fez o deslocamento de várias redes, enquanto prefeito de Senador Canedo.

“Está sendo desperdiçado e existem empresas que querem fazer parcerias. Lá tem uma área de 3 alqueires a mais, a linha passa entre o aterro e estes novos alqueires. Eu desloquei tanta rede em Senador Canedo. Isso vai resolver um problema seríssimo no aterro sanitário. O investimento é pequeno”, destacou.

Obras da atual gestão

Questionado se dará continuidade nas obras da atual gestão, o prefeitável afirmou que pretende terminar os CMEIS que não ficarão prontos, o BRT Norte Sul, e o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns.

“Todas as obras que estão sendo executadas temos que continuar e terminar. Creches temos que terminar, por exemplo, as creches precisamos terminar. O BRT é obra fundamental. Vamos terminar e depois fazer mais. O Macambira Anicuns é uma obra fundamental, vai desenvolver vários bairros. É uma obra bonita, dando vida para Goiânia. Vamos buscar parcerias para realizar estas obras

Ambiente eleitoral

Em relação ao ambiente eleitoral, Vanderlan Cardoso afirmou que os indecisos vão definir as eleições do próximo domingo (30). Ele destacou que as pessoas estão observando as propostas colocadas pelos dois candidatos. O prefeitável ressaltou que várias pesquisas não estão retratando a realidade.

“Indo em debates e entrevistas, coisa que meu candidato não está fazendo, vamos estar entregando nossas propostas, falando com propriedade sobre todos os assuntos. Como hoje há um empate técnico, os indecisos vão definir a eleição. Eles estão observando os debates, estão muito atentos”, afirmou.

Aliança com Marconi

Um dos pontos mais polêmicos nestas eleições é a crítica que Vanderlan vem sofrendo da coligação de Iris Rezende em relação a aliança dele com o governador Marconi Perillo. O candidato do PSB disse que é um equívoco a forma como o assunto está sendo tratado e que ele defende a realização de parcerias, assim como prefeitos do PMDB, entre eles Maguito Vilela de Aparecida de Goiânia.

“O povo sabe que para tirar Goiânia desta situação é preciso fazer parcerias como o governo do estado, quem representa o governo do estado é o governador. Os próprios eleitos do PMDB, o próprio prefeito Maguito de Aparecida buscou parceria com o governador, o deputado Ernesto Roller que foi eleito prefeito de Formosa, um adversário ferrenho do governador disse que vai buscar parceria, só meu adversário que de forma raivosa de administrar que não tirou proveito da parceria”, declarou.

Vanderlan reafirmou durante a entrevista que não pretende implantar a gestão por meio de OS’s nas Escolas e na Saúde.

Iris Rezende

Foi aberto espaço para que o candidato Iris Rezende (PMDB) pudesse ser entrevistado pela Vinha FM durante o programa Mesa dos Notáveis, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Diário de Goiás. Seis datas foram oferecidas ao prefeitável. A coordenação de campanha de Iris Rezende agradeceu o convite, mas destacou que não há disponibilidade para que o peemedebista seja entrevistado.

Publicidade