Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Vídeo: Sustentabilidade do Cerrado nas telas do FICA 2016

Compartilhar

Publicidade

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1062951527131469%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Publicidade

Cerrado, “floresta de cabeça para baixo”, como dizia o poeta Carmo Bernardes. Berço das águas do Brasil, já que daqui saem quase todas as grandes bacias hidrográficas do país. O bioma ocupa quase 25% do território nacional, rico na fauna e na flora. Essa riqueza está em risco, cerca de 800 mil quilômetros quadrados já foram devastados. A preservação passa pela Sustentabilidade do cerrado e este é o grande tema da 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

Publicidade

O evento será realizado entre os dias 16 e 21 de agosto. Toda a programação do FICA é gratuita e aberta ao público. As inscrições para cursos e oficinas já estão abertas no site oficial do festival: http//:fica.art.br.

“Nesta edição o festival está conectado mais com a Cidade de Goiás e com o Cerrado. Um desafio importantíssimo. Acho que este Fica será um marco para a produção de alimentos e a conversação ambiental. O mundo precisa alimentar 7 bilhões de pessoas. Os filmes vão tratar das questões de produção de alimentos e o Cerrado está neste contexto. É um festival que lançou o estado de Goiás internacionalmente na área de vídeo e do ponto de vista ambiental”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.

Publicidade

O governador Marconi Perillo fez uma lembrança histórica. Ele destacou a iniciativa tomada em 1999 em que se iniciou o FICA. “A cada ano o festival vai se consolidando e tratando de importantes tendências”, destacou o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).U

Fica no Fica

O Festival trará uma novidade em 2016, que será a promoção de um concurso voltado para alunos da rede estadual de ensino da Cidade de Goiás, com o tema: “O que fica do Fica?”. O estudante vencedor será premiado com uma viagem ao Rio de Janeiro, para conhecer o Museu do Amanhã.

A ação será voltada para a produção de conteúdo nas escolas públicas da cidade. Alunos vão participar do festival e, depois produzir redações sobre suas impressões e vivências. Além do concurso de redação, serão realizadas oficinas de produção audiovisual nas escolas públicas da cidade.

Shows

A programação musical do Fica 2016 conta com 14 shows, sendo dez de música popular e quatro de música clássica. O governador Marconi Perillo anunciou que durante o FICA será realizado um show com artista nacional, diferente do que ocorreu em 2015.

“Pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Filarmônica de Raquel fará o encerramento no dia 21. Teremos um show nacional durante o festival”, ressaltou o governador Marconi Perillo.

A secretária Raquel Teixeira destacou que os shows serão realizados em horários alternativos as mostras e oficinas do FICA. Ao longo dos últimos dois anos a proposta de retomar o foco nas produções audiovisuais e na valorização da cultura do Estado, a Seduce decidiu que as apresentações musicais serão somente de artistas goianos.

“A música cria um clima e confraternização. Será feito de forma a não atrapalhar as oficinas e mostras. O festival é cada vez mais meio ambiente e um desafio para encontrar caminhos novos através do audiovisual”, destacou a secretária Raquel Teixeira.

Mostra Competitiva

O festival será realizado entre os dias 16 e 21 agosto. Participarão da Mostra Competitiva 22 produções, selecionadas pelo Fica, com temas ambientais. Destes, 12 são estrangeiros, oriundos da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México; e dez, brasileiros. Entre os nacionais, quatro são goianos. Também foram selecionadas 12 curtas de animação para Mostra Fica Animado.

Ao todo, 356 filmes foram inscritos, superando o número da edição de 2015. A Mostra Competitiva vai distribuir R$ 280 mil em prêmios, R$ 40 mil a mais do que nas edições anteriores. De acordo com o governador Marconi Perillo, trata- se da maior premiação do gênero na América Latina.

{source}<iframe src=”https://www.facebook.com/video/embed?video_id=1062905283802760″ width=”400″ height=”400″ frameborder=”0″></iframe>{/source}

Leia mais:

 

 

Publicidade