Foram repassados pela Agência Goiana de Habitação para 46 prefeituras cheques no valor de R$ 50 mil cada. O recurso é destinado a reforma ou melhorias em Ginásios. Até então, o Estado administrava as praças. A gestão agora ficará a cargo dos municípios.
{youtube}3ruwVjwIwUY{/youtube}
“Os prefeitos estão desejosos, descentralizam, os prefeitos estão satisfeitos. O estado tem 260 ginásios de esporte distribuídos nos 246 municípios, e ginásios representam uma atividade local. A prefeitura tem condição de acompanhar mais de perto, de fazer manutenção, de mobilizar a comunidade local para a prática esportiva. Estamos repassando o cheque para reformas”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.
O Cheque Comunitário deve ser utilizado exclusivamente para a compra de materiais básicos de construção, de estrutura e vedação, de instalação ou acabamento. Os municípios devem prestar contas da utilização dos recursos em um prazo de 180 dias.
“Nesta primeira etapa serão atendidos 50 ginásios, um total de R$ 2,5 milhões. Foi feito um levantamento da Seduce, repassado para nós. A partir do momento que o prefeito pegou o cheque, já pode iniciar a licitação para comprar o material. A mão de obra é a contrapartida dos municípios, afirma presidente da Agehab”, Luiz Stival.
De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer da Seduce, Júnior Vieira, o governo fará a cessão de uso da área, pois por se tratar de ano eleitoral, não pode fazer o repasse de escrituras. Em janeiro as escrituras dos locais serão repassadas para os municípios.
“Neste primeiro momento nós estamos passando uma cessão de uso porque estamos num ano eleitoral e não podemos passar escrituras aos municípios. Vamos escriturar no nome dos municípios, tanto o prédio quanto o terreno”, afirmou Júnior Vieira.
Segundo o superintendente da Seduce, até o final deste ano há a expectativa de se fazer o repasse de mais 100 ginásios para os municípios.
“Temos que em tempos de crise buscar soluções criativas para continuarmos atendendo a população. De forma criativa, mais barata, conjunta. Este ato deveria ser realizado há dois anos. Chegamos a conclusão que os ginásios deveriam ser repassados aos municípios. A solução que encontramos era essa de passar um ginásio e entrega-lo com alguma ajuda. Não seria justo”, afirmou o governador de Goiás, Marconi Perillo.
O governador também destacou que campos de futebol e terminais rodoviários que hoje são administrados pelo Estado, também serão repassados para os municípios.
Municípios beneficiados
Acreúna
Aloândia
Alvorada do Norte
Aragoiânia
Barro Alto
Bom Jesus de Goiás
Britânia
Buriti Alegre
Caçu
Caldas Novas
Carmo do Rio Verde
Chapadão do Céu
Cromínia
Damolândia
Doverlândia
Edealina
Goianira
Guaraíta
Itaguari
Itaguaru
Itajá
Itarumã
Itumbiara
Leopoldo de Bulhões
Monte Alegre de Goiás
Morrinhos
Mozarlândia
Mundo Novo
Nazário
Nerópolis
Nova Veneza
Novo Planalto
Palmeiras
Palmelo
Palminópolis
Petrolina de Goiás
Piranhas
Rianápolis
Santa Helena de Goiás
Santa Rosa de Goiás
Santo Antônio de Goiás
São Miguel do Araguaia
Silvânia
Trindade
Varjão
Vianópolis