Foi encontrado o corpo do piloto Elcides Rodrigues Pereira, de 64 anos, o ‘Peninha’, que estava sumido desde a semana passada após um pouso forçado no rio Catrimani, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, informou o Corpo de Bombeiros.
Na quarta (14), o momonomotor da Paramazônia Táxi Aéreo guiado pelo piloto apresentou pane elétrica e ele teve fazer o pouso dentro do rio no meio da selva amazônica.
De acordo com coronel Doriedson Ribeiro, comandante dos Bombeiros, em declaração ao G1, o corpo de Elcides Rodrigues foi achado por volta das 10h deste sábado a cerca seis quilômetros do local onde o avião fez o pouso e perto da margem do rio.
O vídeo
O autor do vídeo é o técnico de enfermagem Ednilson Cardoso, de 28 anos. Cardoso e Pereira estavam em missão pela Secretaria Estadual de Saúde Indígena. O pouso emergencial ocorreu nas águas do rio Catrimani, na última quarta-feira (14/6).
Uma hora após o acidente, o resgate conseguiu retirar o técnico de enfermagem dos destroços, mas o piloto não conseguiu subir no helicóptero da empresa, caiu no rio Catrimani e desapareceu – o corpo só foi encontrado três dias depois, a seis quilômetros do local da queda.
O caso
Segundo informações do site Para News, o avião de pequeno porte que o piloto guiava apresentou pane elétrica durante um voo com destino à comunidade indígena Marari onde uma criança doente seria resgatada. O voo decolou de Boa Vista às 13h e às 14, segundo o técnico em enfermagem, apresentou a pane elétrica. O piloto fez contato com a central da Paramazônia, informou sobre o problema e passou a localização de onde eles estavam.
Depois, o Elcides Pereira teve de fazer o pouso dentro do rio devido à região ser de mata fechada. Tanto o técnico Ednilson quanto o piloto sobreviveram ao impacto. “Foi um pouso forçado, mas também foi uma queda, porque caímos dentro do rio e o avião afundou na água”, disse o técnico na sexta-feira (16).
Cerca de 1h após o acidente, a Paramazônia mandou resgate próprio ao local, mas, segundo o técnico, o piloto não conseguiu subir no helicóptero da empresa, caiu no rio Catrimani e desapareceu. “Tentamos muito puxá-lo para dentro do helicóptero, mas ele estava muito molhado e cansado e por isso acabou caindo dentro do rio. Eu desci e fui atrás dele, mas não o achamos mais”, relembrou Ednilson Cardoso. Apesar do acidente ter ocorrido na tarde de quarta, o Corpo de Bombeiros diz que só foi acionado à noite e enviou equipes de resgate para a região na manhã de quinta.
Veja o vídeo
{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1382719985154620%2F&show_text=1&width=560″ width=”720″ height=”480″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true”></iframe>{/source}