Foi lançado nesta segunda-feira (25) o aplicativo Moovit, gratuito para smartphones, que combina os dados do sistema de localização em tempo real dos ônibus da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) às informações fornecidas pelos próprios usuários para indicar as melhores rotas e oferecer os elementos que o passageiro precisa para planejar o trajeto e economizar tempo.
{youtube}zDZkXtLuzyQ{/youtube}
O usuário poderá saber os horários dos ônibus, como o tempo estimado de chegada, e ser avisado quando deverá desembarcar. Desta forma, o aplicativo recebe informações de três esferas diferentes. A primeira é do governo municipal, que faz a gestão do transporte coletivo em Goiânia e Região Metropolitana, a segunda é dos usuários do aplicativo, que poderão comentar sobre a lotação e limpeza do veículo, atrasos na linha, entre outros, e a terceira é da mídia. Esta funcionará de forma que avisará à população incidentes que ocorrerem com o transporte coletivo na capital.
O download do aplicativo pode ser baixado nos sistemas Android, Windows Phone e iOS.
De acordo com o diretor da Moovit no Brasil, Pedro Palhares, o aplicativo ajudará os usuários do transporte coletivo, principalmente, a ganhar tempo. “Se você sabe que o ônibus passará em 20 minutos, não há motivos para que você vá para o ponto de parada agora, ficar no sol ou na chuva. Com isso, você poderá passar, talvez, mais tempo com a família, estudando ou fazendo outras coisas”, explicou.
Sobre a possibilidade de o aplicativo também informar onde serão vendidos os Sitpass em Goiânia, administrados pelo Setransp, o diretor-geral do Consórcio RMTC, Leomar Avelino, disse que ainda levará de dois a três meses para que seja disponibilizada essa informação no Moovit.
Moovit é uma empresa originalmente de Israel, que lançou o aplicativo primeiramente em Madri, na Espanha. Fundada em 2012, em um ano os criadores conseguiram, com o patrocínio de empresas de grande porte, expandir o aplicativo para todo o mundo.
A empresa está presente em 600 cidades e 55 países. A sede internacional foi fixada em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2014. Hoje, o número de usuários do aplicativo em todo o mundo é de mais de 20 milhões.
No Brasil, a empresa está presente em 34 cidades e já atingiu 4 milhões de usuários. As principais cidades que já aderiram ao recurso móvel são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegrem Fortaleza e Curitiba.