{youtube}nD62qUtkyQI{/youtube}
Apesar das polêmicas envolvendo a chapa eleita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Goiás, nesta terça-feira (26) foram diplomados integrantes da nova diretoria da OAB no estado para o triênio 2016-2018. Corre na justiça um processo que pode resultar na realização de novas eleições, fator que é contestado pela nova direção. A solenidade foi realizada no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL).
A diplomação é um ato simbólico da posse, já que administrativamente já ocupam os cargos desde o dia 1º deste mês. A nova diretoria é composta pelo presidente: Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, o vice: Thales Jayme, secretário geral: Jacó Carlos Coelho, Secretário geral adjunta: Simone Gomes, Tesoureiro: Roberto Maia. Também foram diplomados os conselheiros federais e seccionais.
Polêmicas
O início do discurso de Lúcio Flávio Paiva foi de desabafo, tudo por conta de liminar da Justiça Federal que suspendeu o deferimento dos registros de candidatura de Arcênio Pires da Silveira, Marisvaldo Cortez Amado e Thales José Jayme integrantes da chapa OAB Que Queremos, eleita no final de novembro do ano passado para o comando da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO). Lúcio Flávio foi bastante aplaudido.
“Há ainda aqueles que não souberam perder as eleições. Nós pregamos transparência e falar a verdade custe o que custar. É preciso saber disputar, vencer e preciso saber perder. Aquela chapa que ficou dirigindo 30 anos no poder, não quer largar o osso. Querem no tapetão levar o processo”, afirmou.
A decisão liminar é da juíza federal Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª Vara do Distrito Federal (DF). A magistrada alega que os advogados citados acima concorreram às eleições, sem as condições de elegibilidade exigidas.
“Se nenhum de nós receber o diploma, ninguém receberá. Ninguém ficará pelo caminho. Chegamos até aqui nos braços de quase 10 mil votos e não será uma ação judicial que derrubará a vontade dos advogados de Goiás”, destacou.
Outros temas
Lúcio Flávio ainda destacou que um dos principais objetivos da nova gestão da OAB será de combater a corrupção. “Seremos olhos, ouvidos, guerreiros da moralidade da administração pública. A OAB voltará a ser a OAB da sociedade”, descreveu.
O presidente afirmou que uma das primeiras ações está sendo de acompanhar de perto a implantação do modelo de gestão por Organizações Sociais na Rede Estadual de Ensino. Outro ponto foi a cobrança do reajuste dos honorários dos advogados d’ativos que prestam serviços em locais que não há a existência de Defensorias Públicas.
Presente na solenidade o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), ressaltou as qualidades do novo presidente e destacou que trabalhou para resolver o pleito dos advogados quanto aos honorários d’ativos.
“Fiz questão de acompanhar a posse de uma nova liderança da sociedade civil. Tivemos uma eleição limpa, portanto um resultado absolutamente indiscutível. Nos empenhamos nos últimos meses para que tenhamos fontes de pagamento para as Unidades Honorárias D’ativa. Enfrentamos o debate e parte do recurso dos cartórios vão para a advocacia d’ativa. Demos uma solução definitiva, para meu governo e os outros”, declarou o governador.
Manifestações
O conselheiro federal, Leon Deniz, um dos lideres do grupo que elegeu Lucio Flávio Paiva, ao discursar lembrou-se da trajetória do grupo oposicionista que depois de várias eleições conseguiu chegar ao comando da OAB em Goiás.
“É um momento especial para advocacia de Goiás, é o marco de uma nova era. Advogados idealistas buscaram e lutaram por uma OAB transparente, participativa, que tem como defesa o principal patrimônio que são todos os advogados. Nossas ideias e propostas foram acolhidas”, destacou.
O ex-presidente da entidade, Enil Filho também discursou. Na ocasião ele ressaltou que o momento é de desarmar palanques e buscar a convergência.
A OAB começa a escrever um novo capítulo. Todos nós sabemos da importância que OAB tem não só para os advogados, mas para toda a sociedade. É uma das instituições das mais respeitadas do país. “O momento é de deixar palanques e darmos as mãos para preservar, pois o cuidado que devemos ter é o mesmo com a nossa casa”, afirmou.
Quanto a polêmicas envolvendo questões financeiras, que durante a campanha foi um dos principais temas, principalmente devida a uma dívida propagada durante o processo eleitoral. Ele avaliou que as discussões sobre o assunto devem ser tratadas em âmbito interno, sem expor a instituição. Ele argumentou que não deve haver exploração política do assunto.
Ele aproveitou a oportunidade e fez um rápido balanço das atividades realizadas por ele. Enil Filho relatou ainda dificuldades: financeira e política e fez elogios a atual diretoria neste primeiro mês de gestão.
O atual presidente Lúcio Flávio fez questão que agradecer Enil Filho. O atual presidente destacou que foi um ato de grandeza.
Novos diretores
Presidente: Lúcio Flávio Siqueira de Paiva
Vice-presidente: Thales José Jayme
Secretário-geral: Jacó Carlos Coelho
Secretária-geral adjunta: Simone Oliveira Gomes
Tesoureiro: Roberto Serra da Silva Maia
Novos diretores da CASAG
Rodolfo Otávio Pereira da Mota Oliveira Presidente
Marcelo Di Rezende Bernardes Vice-Presidente
Ana Lúcia Amorim Boaventura Secretária-Geral
Carlos Eduardo Ramos Jubé Diretor-Tesoureiro
Estênio Primo de Souza Secretário-Geral Adjunto
Cacia Rosa de Paiva Diretora-Adjunta
Helvécio Costa de Oliveira Diretor-Adjunto
Osório Evandro de Oliveira Silva Diretor-Adjunto
Tênio do Prado Diretor-Adjunto
Thiago Mathias Cruvinel Diretor-Adjunto
Conselheiros Seccionais
Aibes Alberto da Silva >>
Alinne Rizzie Coelho Oliveira Garcia >>
Ana Paula Félix de Souza Carmo Gualberto >>
André Luis Cortes de Souza >>
Anna Carolina Ribeiro Barbosa >>
Arcênio Pires da Silveira >>
Ariana Garcia do Nascimento Teles >>
Bárbara de Oliveira Cruvinel >>
Bartira Macedo de Miranda Santos >>
Carla Franco Zannini >>
Carlos André Pereira Nunes >>
Caroline Regina dos Santos >>
Colemar José de Moura Filho >>
Daniella Grangeiro >>
Danilo Di Rezende Bernardes >>
Danúbio Cardoso Remy >>
David Soares da Costa Júnior >>
Delzira Santos Menezes >>
Diego Martins Silva do Amaral >>
Dirce Socorro Guizzo >>
Eduardo Alves Cardoso Júnior >>
Eliane Ferreira Pedroza de Araújo Rocha >>
Eliane Simonini Baltazar Velasco >>
Erlon Fernandes Cândido de Oliveira >>
Fabrício Antônio Almeida de Britto >>
Fabrício Cândido Gomes de Souza >>
Fabrício Rocha Abrão >>
Flávia Silva Mendanha Crisóstomo >>
Flávio de Oliveira Rodovalho >>
Flávio Henrique Silva Partata >>
Henrique Alves Luiz Pereira >>
Idélcio Ramos Magalhães Filho >>
Iraci Teófilo Rosa >>
Janine Almeida Souza de Oliveira >>
Janúncio Januário Dantas >>
Jean Pierre Ferreira Borges >>
Jônatas Moreira >>
José Carlos Ribeiro Issy >>
José Humberto Abrão Meireles >>
José Mendonça Carvalho Neto >>
Juscimar Pinto Ribeiro >>
Leandro de Oliveira Bastos >>
Leandro Martins Pereira >>
Leandro Melo do Amaral >>
Lilian Pereira de Moura >>
Luciano de Paula Cardoso Queiroz >>
Luís Gustavo Nicoli >>
Marcos César Gonçalves de Oliveira >>
Marlene Moreira Farinha Lemos >>
Maura Campos Domiciana >>
Maurício Alves de Lima >>
Milena Maurício Moura >>
Nadim Neme Neto >>
Osmar de Freitas Júnior >>
Paulo Gonçalves de Paiva >>
Phillipe DallAganol >>
Rafael Lara Martins >>
Raphael Rodrigues de Avila Plinheiro Sales >>
Renata Abalém >>
Renata Medina Felici >>
Ricardo Gonçalez >>
Ricardo Silva Naves >>
Rildo Mourão Ferreira >>
Rodnei Vieira Lasmar >>
Rodrigo Lustosa Victor >>
Romildo Cassemiro de Souza >>
Rubens Fernando Mendes de Campos >>
Sara Mendes >>
Scheilla de Almeida Mortoza >>
Sérgio Murilo Inocente Messias >>
Simon Riemann Costa e Silva >>
Sirlene Moreira Fideles >>
Telmo de Alencastro Veiga Filho >>
Valdir José de Medeiros Filho >>
Valéria Alves dos Reis >>
Vandelino Cardoso Filho >>
Vasco Rezende Silva >>
Victor Hugo Albino Pelles >>
Viviany Souza Fernandes >>
Waldemir Malaquias da Silva >>
Weliton Soares Teles e Silva >>