Publicidade
Goiânia
| Em 3 anos atrás

Viagem ao Canadá vai além de estudos sobre arborização, justifica Amma

Compartilhar

A viagem programada da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) ao Canadá em dezembro não vai se limitar à análise de planos de arborização. Segundo a Amma, o intercâmbio servirá para conhecer diversos programas ambientais em prática no país norte-americano. Estarão em discussão temas como clima, qualidade do ar, reciclagem e cidades sustentáveis.

Ao DG, o superintendente de gestão ambiental e licenciamento, Ormando Pires, destacou que a Amma é responsável não só pela gestão das áreas verdes de Goiânia. “Nós temos setor de licenciamento. Somos responsáveis pela fauna, pelas políticas públicas de educação ambiental”, pontua.

Publicidade

Por isso, para Pires, a viagem do presidente Luan Alves ao Canadá é oportuna. “O que se busca é troca de conhecimento. O que for positivo, obviamente será aproveitado em Goiânia. O Canadá é referência em reciclagem, cidades sustentáveis, na própria arborização, entre outras questões ligadas ao meio ambiente”, justifica.

Publicidade

Amma rebate críticas

A Amma foi alvo de críticas de entidades e pesquisadores que atuam com o Cerrado. Alega-se que a viagem seria dispendiosa e pouco agregaria, uma vez que a vegetação canadense nada tem a ver com a flora goianiense. O superintendente pontua que a agência jamais recusou trabalhos ao lado de associações que estudam o Cerrado.

Publicidade

“Temos várias entidades que trabalham conosco com nosso bioma Cerrado. As portas da Amma sempre estiveram abertas. Temos interesse e buscamos parcerias”, ressalta. Ele pontua que a própria Universidade Federal de Goiás (UFG) tem instalações de estudo em parques da capital.

Para Pires, o intercâmbio no Canadá permitirá à Amma absorver novas ideias e trazê-las à cidade. “Uma ideia precisa ser adaptada e trazer a particularidade de onde será inserida. Pessoas com conhecimento participarão dessa troca de ideias. Estamos com um otimismo muito grande”, argumento. “O que a gente puder trazer de melhoria, óbvio que será buscado”, completa.

Publicidade

Ida ao Canadá será em dezembro

O presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, deve ir a Vancouver, no Canadá, estudar o modelo de arborização da cidade. Um chamamento para contratação de uma agência de viagens foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira (20). A informação foi publicada primeiro pelo jornal O Popular.

Segundo a Amma, a administração municipal vai custear a viagem por se tratar de uma agenda institucional. No Canadá, Alves vai visitar instituições e órgãos de meio ambiente responsáveis pelo urbanismo e arborização de Vancouver.

O chamamento prevê a viagem para o mês de dezembro. O custo ainda é indefinido. Conforme a Amma, os valores só serão conhecidos depois que for feita a análise das propostas das agências. A empresa deve oferecer passagens aéreas e terrestres, hospedagem, transfer e traslado ou locação de veículos, além de seguro viagem.

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .