As obras de construção do Eixo Norte Sul 1 (NS1), que prevê o desvio da BR-153 , no trecho urbano em Aparecida de Goiânia, seguem aceleradas. Segundo a Secretária de Infraestrutura do município aproximadamente 80% das obras de drenagem ao longo dos 13,5 quilômetros de extensão do eixo já foram concluídas.
O NS1 vai interligar a região do Setor Santa Luzia, através das Avenidas Bela Vista e W-1, até o Polo Logístico, Distrito Industrial e Distrito Agroindustrial de Aparecida. O principal objetivo da via e desafogar o tráfego na BR-153. Com a conclusão da obra, prevista para novembro do ano que vem, os motoristas terão mais uma opção de acesso à Capital.
O movimento de caminhões e carretas no perímetro urbano da BR deve diminuir bastante quando o Eixo Norte Sul 1 for concluído. A intenção da prefeitura e deslocar esses veículos para o ENS1, desafogando a rodovia federal. “Esse tráfego grande de cargas pesadas vai passar para o eixo”, aponta Mário Vilela.
Segundo secretário de infraestrutura Mário Vilela, a BR-153 ainda será desviada em aproximadamente 30 quilômetros. “De Hidrolândia para cá (Aparecida), próximo ao posto da PRF, vai ter um desviou da BR que passará à direita da região leste de Aparecida de Goiânia, passa por Senador Canedo e vai até o outro posto da PRF” explica. A estimativa é de que esse trecho seja concluído em 2020.
Com financiamento de R$ 78 milhões, oriundos da Corporação Andina de Fomento (CAF) e Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Prefeitura de Aparecida promete reestruturar a Bacia do Ribeirão Santo Antônio, que ainda abrange os eixos NS3 e NS5. Cada eixo está em uma região expressa da cidade.