Categorias: Política

IPTU e ITU: revisão inicia novo debate

Os vereadores Carlos Soares (PT) e Thiago Albernaz (PSDB) debateram na tarde desta terça-feira, 27, no programa Mesa dos Notáveis da Rádio Vinha FM, o novo modelo de cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) que deverá ser implantado em Goiânia.

 

“Queremos reformular o modelo de cobrança atual. A partir de agora, vamos pensar em uma política fiscal social, onde os que possuem mais condições pagam valores mais altos que os menos favorecidos financeiramente”, explicou Thiago Albernaz.

A discussão sobre a mudança no IPTU se iniciou na última quarta-feira, 21, quando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), se reuniu com os vereadores e sugeriu a formação de uma Comissão de estudos com representantes de órgãos municipais, do Legislativo goianiense e da sociedade civil organizada para se debater uma nova forma de arrecadação.

“O ponto central da nossa discussão é a justiça. Não queremos que cidadãos de classe média baixa, ou baixa, paguem o mesmo imposto do que os de classe alta. Um exemplo é dos moradores das proximidades do condomínio Aldeia do Vale. A taxa para lotes do lado de fora do condomínio é a mesma dos lotes de dentro”, acrescentou o vereador Carlos Soares.

Thiago Albernaz colocou em pauta uma nova proposta, elaborada pelos vereadores da oposição, que é a isenção para os moradores de regiões periféricas. “Acredito que moradores de bairros sem saneamento básico, asfalto e outras medidas de infraestrutura básica, devem ser isentos do IPTU.”

Neste ponto, Carlos Soares discordou. “Eu acredito que devemos pensar em uma cobrança justa. Não é possível isentar os moradores, é uma determinação constitucional. Quem pode pagar menos, deve pagar menos, mas nenhum morador da Capital vive sem um mínimo de infraestrutura.”

Sobre os lotes vagos da Capital, o vereador petista foi incisivo. “Não vamos permitir a manutenção de lotes em lugares importantes sem destinação social. Vamos aumentar a cobrança de imposto para estes imóveis. Claro, um estudo detalhado será realizado, vamos analisar cada caso.”

Lenia Soares

Notícias Recentes

STF mantém validade de lei sobre sigilo em investigação de acidentes aéreos

Nesta quarta-feira (14), o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a validade da lei que estabelece…

15/08/2024

Candidatos à Prefeitura de Goiânia definem agenda para o primeiro dia de campanha

O período permitido para campanha eleitoral tem início na sexta-feira (16) e os pré-candidatos à…

15/08/2024

Renegociação de dívidas dos estados é aprovada no Senado

Com 70 votos favoráveis e apenas dois contrários, o Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (14),…

15/08/2024

Debate entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal tem troca de acusações e tapa em carteira de trabalho

Durante um debate promovido pelo Estadão, Faap e Terra nesta quarta-feira (14), os candidatos à…

14/08/2024

Concurso da Polícia Penal de Goiás tem prazo de inscrições prorrogado

As inscrições do concurso público da Polícia Penal de Goiás foram prorrogadas até o dia…

14/08/2024

Com apenas seis jogos e agora fora dos planos, meia é dispensado no Goiás

Foram apenas seis jogos do meia Ian Luccas com a camisa do Goiás Esporte Clube.…

14/08/2024