Publicidade

Vereadores do PRTB de Goiânia têm mandato cassado pelo TRE

Por 2 anos atrás

Os mandatos dos vereadores Santana Gomes e Bruno Diniz, ambos do PRTB, foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (7), por 5 votos a 2. Segundo a Corte, o partido descumpriu as cotas de gênero, que reservam 30% das candidaturas nas chapas proporcionais para mulheres.

O processo foi movido por PT, PSL e Fabrício Rosa, que foi candidato a vereador pelo PSOL. Eles argumentaram que houve fraude do PRTB com candidaturas femininas fantasmas.

Publicidade

No ato da apresentação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), o partido tinha o número mínimo exigido de candidaturas femininas. Todavia, entre este período e a eleição de outubro, algumas deixaram de ser candidatas, e o PRTB ficou sem os 30% exigidos pela legislação eleitoral.

Publicidade

O processo citava, por exemplo, que Sônia Dutra e Jéssica Pereira foram candidatas e tiveram, respectivamente, zero e dez votos. Ambas, inclusive, são mãe e companheira de Weverton Dutra, que apoiou a candidatura do presidente metropolitano do PRTB, Wilson Sodré.

Publicidade

No depoimento, Dutra disse que não votou em nenhuma das duas porque viu que elas não teriam chances. Então, preferiu apoiar Sodré.

O relator Vicente Lopes votou a favor da cassação da chapa e foi seguido pelo presidente do TRE, Leandro Crispim, além dos colegas Luiz Eduardo de Sousa, Juliano Taveira e Márcio Moraes.

Publicidade

Os votos contrários foram de Jeronymo Pedro Villas Boas e José Proto de Oliveira.

E agora?

Com a cassação da chapa, Santana Gomes e Bruno Diniz não podem mais exercer os mandatos. Os recursos devem ser feitos com eles fora do cargo. Há possibilidade, porém, de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conceder uma tutela provisória suspendendo a decisão do TRE até julgamento final.

Os suplentes deles são Paulo Magalhães (União Brasil) e Igor Franco (Pros), uma vez que toda a chapa do PRTB foi cassada.

A reportagem tentou contato com o presidente metropolitano do PRTB, Wilson Sodré, além de Santana Gomes e Bruno Diniz, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Publicidade
Compartilhar
Rafael Tomazeti

Jornalista