Há divergência entre os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito na Câmara Municipal de Goiânia que investiga as contas públicas da Prefeitura da capital. O vereador Oséias Varão (PSB), reclamou que a CEI está sem foco. Ele destacou que está avaliando se deixará ou não de participar da comissão.
Oseias Varão reclamou que a CEI das Contas não atende alguns preceitos legais como: ter objeto específico de análise. O parlamentar declarou que deseja investigar e acredita que há esta necessidade, mas que é preciso ter foco para que o trabalho não seja perdido. O vereador disse que há muitos contratos distintos sendo analisados e há um risco de não conseguir analisar tudo e a CEI não conseguir apresentar resultados efetivos.
“A Constituição estabelece que a Comissão Especial tenha objeto específico e determinado. O objetivo é que evite atirar para todo lado e não se tenha nada de concreto. Este é o meu receio Esta questão precisa ser tratada com muita seriedade. Quero saber a origem. Ontem decidi pedir a minha renúncia na Comissão. Mas não quero que meu trabalho seja improdutivo. Aguardo parecer da Diretoria Legislativa sobre o assunto”, afirmou.
Críticas
A vereadora Priscilla Tejota (PSD) criticou duramente o vereador Oseias Varão. Ela disse que há um trabalho aprofundado de servidores e parlamentares. Tejota declarou que não dará tempo de se analisar tudo, mas que durante o período será possível de passar a limpo muita coisa.
“Eu não concordo em nenhuma palavra que o vereador Oseias disse. Hoje o diretor legislativo, Paulo de Tarso está preparando uma documentação, já que ele falou que CEIs nesta Casa é uma falácia, que não dão em nada. (…) Eu não concordo. O vereador não participou ativamente da comissão, não apresentou requerimentos, convocações. É apenas um membro para compor a comissão. A Casa está trabalhando e não é perca de tempo. Já levantamos questões importantíssimas”, declarou a parlamentar.
Já o presidente da Comissão, Zander Fábio (PEN), declarou que a CEI tem trabalhado e que a manifestação do vereador Oseias é uma opinião pessoal. Para o parlamentar, não há uma ausência de foco.
A CEI tem sido plural, tenho procurado dirigir os trabalhos. Eu acho que é uma opinião pessoal, talvez ele não tenha tido a disponibilidade de estar lá por duas vezes por semana. O foco não está faltando. Em todas as semanas há diligências, estamos fazendo convocações. Tenho certeza que o relatório será bem consistente.