Publicidade
Goiânia
| Em 2 anos atrás

Vereador quer convocar secretário de Saúde para explicar atrasos em obras de Cais de Goiânia

Compartilhar

O vereador Lucas Kitão (PSD) pretende convocar o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, para prestar contas sobre as obras de manutenção nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), que estariam atrasadas há mais de um ano, descumprindo decisão judicial, e quer cobrar a solução de todos os problemas na saúde. O Diário de Goiás apontou nesta sexta-feira (03/02) um destes casos.

A intenção do pessedista foi anunciada na última quinta-feira (02/02), durante o pronunciamento do parlamentar na tribuna da Câmara Municipal. O vereador denunciou a situação do CAIS das Amendoeiras que estaria “caindo aos pedaços” e descumpre uma decisão judicial da Justiça do Trabalho para reformar a unidade de Saúde.  

Publicidade

“A Justiça determinou a reforma desse CAIS, não foi iniciativa da Prefeitura. Foi preciso uma ação judicial para determinar a reforma que ainda não foi cumprida, por isso é preciso da fiscalização, é preciso cumprir essa determinação, é preciso entregar saúde de qualidade para a população”, explica o parlamentar.  

Publicidade

Segundo o vereador, a Saúde está em situação de calamidade pública, precisa de investigação e até mesmo da instauração de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para colocar a limpo o que está acontecendo no município que estaria “pior do que a Comurg [Companhia de Urbanização de Goiânia]”.  

Publicidade

Ele lembra que a cidade tem enfrentado ausência de medicamento e de leitos para atender o goianiense. O pessedista, no entanto, cita que há outras situações que atrapalham  o bom atendimento, como a “estrutura antiga e mal cuidada” assim como a desvalorização das carreiras na saúde que também influenciam na má gestão da saúde. 

“Goiânia recebe muito recurso do Ministério da Saúde (MS), tem caixa e está demonstrando ter recursos em todos os balancetes financeiros. Não é problema de não ter recursos, é problema de planejamento, é problema de eficiência, por isso é preciso convocar o secretário para dar explicações”, conclui.

Publicidade
Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.