Está em análise na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei de autoria de Eudes Vigor (PSDB), que atualmente ocupa a suplência de vereador, que visa incluir ao calendário oficial do município o ThanksGiving Day, ou Dia de Ação de Graças. O dia deverá ser celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro.
A matéria já foi aprovada por unanimidade em plenário durante primeira votação e segue agora para análise na Comissão de Educação da Câmara para depois novamente ser apreciada em plenário, em segunda e última votação.
Eudes Vigor argumenta que a proposta tem o objetivo de celebrar as conquistas e o reconhecimento. “Devemos todos ter a gratidão que é um sentimento nobre. Quando falo de Deus na minha concepção devemos agradecer 365 dias do ano, mas só propus um dia no calendário oficial da cidade de Goiânia, recebi críticas daqueles que não tem concepção do que é gratidão. Quando propus esse projeto tinha a intenção de que cada pessoa pudesse comemorar individualmente um dia de Ação de Graças”, afirmou o autor.
De acordo com o vereador, a data deve ser celebrada pelos goianienses na quarta quinta-feira do mês de novembro. Não se trata de mais um feriado, mas sim uma data a estar no calendário oficial da cidade par ser celebrado.
O parlamentar reclamou de críticas feitas, principalmente relativo a manifestações expostas em alguns veículos de informação que tentaram ridicularizar o assunto.
Origem
O Thanksgiving Day é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Nesse dia, geralmente as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares.
O dia de Ação de Graças, apesar de não fazer parte da tradição da maioria dos brasileiros, já tem um dia nacional definido pelo decreto de Lei Federal nº 781 e é celebrado no mesmo dia da ideia proposta em Goiânia. No país, a festividade é lembrada por famílias de origem norte-americanada e por igrejas cristãs protestantes,