O vento em Goiânia de quase 100 km/h que provocou uma grande tempestade de poeira na tarde da última sexta-feira (1º) em Goiânia, causaram transtornos em diversos pontos da capital. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que essa rajada de vento em Goiânia é proveniente de uma frente fria da região Sudeste do país e para o final de semana, pode repetir novamente essa rajada de vento em Goiânia.
‘’Para o final de semana as áreas de instabilidade continua e podemos ter novamente essas rajadas de vento, chuvas convectivas que são aquelas bem localizadas como foi em Anápolis e Itumbiara e elas podem repetir neste final de semana ainda proveniente dessa combinação calor e umidade e formar esse sistema convectivo’’, explica André.
André Amorim explica que a frente fria acompanhada de vento vinda da região sudeste está desprendendo a umidade e por conta disso gerou área de instabilidade em Goiás e foi o suficiiente para provocar todo esse vento em Goiânia e por conta das construções da capital e alguns bairros novos mais afastados, é inevitável esse paredão de poeir.
Além de queda de árvores e telhados causados pelo vento em Goiânia, foram registradas quedas de energia em diversos pontos da capital. Semáforos ficaram inoperantes e causaram um grande tumulto de veículos pelas principais vias da capital.
De acordo com o Cimehgo, o tempo em Goiás no fim de semana deve ser de sol com pequena variação de nebulosidade, com possibilidade de formação de áreas de instabilidade provenientes da combinação calor e umidade, com isso propiciando pancadas de chuvas isoladas em algumas regiões.
Em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar a 36ºC, com umidade relativa do ar na casa dos 20% e possibilidade de pancadas isoladas de chuva.
Além da capital, há previsão de chuva para outros municípios como:
Leia também: