Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 6 anos atrás

‘Venda casada’ resulta em autuação ao Fujioka

Compartilhar

Publicidade

O Procon Goiás autuou nesta quinta-feira (23) uma unidade do Fujioka em Goiânia, localizado na Pio XII, pela prática de venda casada. De acordo com a Superintendência, a empresa de eletrodomésticos vendia o produto participante do programa Luz Solidária, da Enel Distribuição, junto com garantia estendida.

No momento da venda, um dos funcionários do Fujioka informou ao cliente que deveria contratar, de forma embutida, uma garantia estendida, que entraria em vigor após um ano. Caso o consumidor não tivesse interesse na garantia poderia solicitar o cancelamento em até sete dias.

Publicidade

No entanto, conforme o Procon Goiás, a prática “comprova o condicionamento da vendado produto em promoção à adesão de uma garantia estendida, configurando, portanto, ‘venda casada’”.

Publicidade

Os fiscais também identificaram outras infrações ao Código de Defesa do Consumidos (CDC) praticadas pela empresa, como produtos que estavam na promoção e expostos no interior da loja, mas sem os respectivos preços; informações repassadas aos clientes apenas de forma verbal, sem comprovações físicas; o que podem induzir o consumidor a erro.

“Além disso, também foi constatada a existência de diversos produtos expostos em gôndolas, sem seus respectivos preços; e que a empresa não disponibilizava, junto ao caixa, em local visível e de fácil leitura, placa ou cartaz contendo a respectiva relação das empresas credenciadas para prestação de assistência técnica autorizada, referente aos produtos que comercializa no local”, informou nota do Procon.

Publicidade

Ao constatar qualquer irregularidade que viole do CDC referente à promoção Luz Solidária, os consumidores poderão fazer denúncias e reclamações na sede da Superintendência, localizada na Rua 8, no Centro, em qualquer unidade do Vapt Vupt, pelo ProconWeb, ou ainda pelo telefone 151, em Goiânia, e 3201-7124, no interior. 

{nomultithumb}

Leia mais:

  • Procon Goiás orienta consumidores sobre possíveis dificuldades para pagamento da conta de energia
  • MP e Procon fiscalizam postos de combustíveis em Goiás
  • Bloqueio de telemarketing e serviços online do Procon Goiás
Publicidade