Há apenas quatro dias das eleições municipais 2024, é chegada a hora de organizar o título eleitoral e se programar para ir cumprir o papel de cidadão registrando o voto na urna. Para aqueles que por algum motivo esqueceram onde votam ou querem confirmar o endereço, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destina um canal de acesso, em que o eleitor pode conferir a localização da zona de votação, apenas informando o nome completo ou o CPF.
O local de votação pode ser conferido on-line de qualquer lugar, tanto pelo site do TSE, quanto pelo aplicativo e-Título. No Portal do TSE, a usuária ou o usuário pode seguir com a pesquisa por dois caminhos. O primeiro deles é por meio da aba “Serviços eleitorais”, localizada no topo da página, e, em seguida, clicando em “Local de votação/zonas eleitorais”. O eleitor será redirecionado para um novo espaço, no qual deverá selecionar a opção “Consulte onde votar“.
O site do TSE também pode ser utilizado como canal de busca. No menu “Serviços eleitorais”, clicando em “Autoatendimento eleitoral”, depois em “Título Eleitoral” e, em seguida, “Onde votar”, é possível fazer a consulta utilizando o número do título ou do CPF, data de nascimento e nome da mãe. O site informará a situação eleitoral e o local de votação, identificando os números da zona e da seção eleitoral, o endereço completo e, ainda, a localização.
Já com o e-Título, que é a versão digital do título de eleitor, o eleitor consegue verificar o local de votação na tela inicial do aplicativo. Nela é possível acessar o endereço do local de votação, a seção e a zona eleitoral onde vota. O aplicativo também possui ferramentas de geolocalização, que guiam os eleitores até o local.
Para aqueles que não adeptos dos modelos on-line, a Justiça Eleitoral também disponibiliza outros canais de atendimento: o WhatsApp do TRE-GO (3920-4009) ou o Tele-eleitoral (148), para os que não possuem acesso aos meios digitais. Além de consultar o local de votação, o eleitor pode tirar dúvidas para o exercício do seu direito à cidadania. A ligação e a mensagem de texto são gratuitas.
O TSE destaca que, ao realizar a consulta em qualquer um dos canais, o local de votação do eleitor já estará atualizado. Assim sendo, caso tenha sido feita uma solicitação para transferência temporária do local de votação, é naquele lugar que ele deverá comparecer para votar.