O Masterchef Brasil 2023 voltou com a 10º edição e o primeiro programa do ano, exibido na noite desta terça-feira (2) pela Band, trouxe 90 candidatos para participarem de diversas seletivas. Na primeira etapa, os participantes da competição tiveram 20 minutos para finalizar e apresentar seus pratos para os jurados.
Apresentado por Ana Paula Padrão, o programa tem ainda Érick Jacquin, Helena Rizzo e o novo jurado, Rodrigo Oliveira, que avaliaram a criatividade, técnica e, claro, o sabor dos pratos, escolhendo 54 pessoas para a próxima etapa, entregando uma colher de pau para elas. Situação semelhante a que aconteceu na 1ª temporada. Assista.
Na segunda etapa seletiva, os 54 cozinheiros amadores foram testados por suas habilidades com técnicas de corte. Para isso, a produção do Masterchef Brasil 2023 disponibilizou facas para que os participantes cortassem pimentões em julienne, laranjas em corte supreme e filetar um peixe.
Assim, restaram 34 pessoas, que ganharam um avental, foram classificadas para continuar na seletiva e que, agora, vão disputar as 18 vagas oficiais do programa, em combates, na edição da próxima terça-feira (9), às 22h30 na Band.
Uma das novidades do Masterchef Brasil 2023 é, como citado no início do texto, a substituição dos jurados Henrique Fogaça por Rodrigo Oliveira, dono do Mocotó, restaurante nordestino contemporâneo de São Paulo, e que já fez várias participações nas últimas edições do programa. Para justificar a ausência na 10ª temporada, Fogaça utilizou suas redes sociais ainda em abril para se manifestar.
O cozinheiro disse que se afastou do programa temporariamente para prosseguir com alguns projetos pessoais, familiares e dos restaurantes. Esta é a segunda troca de jurados em 10 anos, já que em 2021 Paola Carosella anunciou seu desligamento integral do reality, sendo substituída pela chef Helena Rizzo.