Quase 60% dos vereadores de Goiânia mudaram de partido em janela. O prazo para que parlamentares migrassem de legenda, sem que houvesse prejuízo dos mandatos terminou nesta sexta-feira (3). O MDB foi o partido que mais cresceu, passando de três para dez vereadores. Patriota e o DEM também tiveram destaque durante o período de filiações. Como adiantado pelo Diário de Goiás desde o mês de janeiro, no total ocorreram 20 mudanças de partido no legislativo goianiense.
Ganharam
O MDB é o partido que terá maior espaço de decisão no legislativo, com dez vereadores ao todo. Antes eram apenas três parlamentares na legenda. O MDB perdeu o líder do prefeito, Welington Peixoto que foi para o DEM. Mas ganhou outros oito vereadores. Destaque para o retorno de Denício Trindade e Anselmo Pereira.
O Patriota do presidente da Câmara, Romário Policarpo, também aumentou o número de vereadores. A legenda contava com cinco parlamentares e ganhou mais três, chegando a oito. O partido tem a segunda maior bancada da Câmara. Entre os novos filiados estão: Divino Rodrigues e Álvaro da Universo.
O DEM perdeu o vereador Paulo Daher que foi para o PMN. No entanto, o partido do governador Ronaldo Caiado, conseguiu a filiação de quatro parlamentares, passando a ser a terceira maior bancada do legislativo goianiense. Com a crise da Covid-19, Caiado teve dificuldades em fazer articulações que foram feitas por interlocutores.
Perderam
Democracia Cristã (DC), PSDB, PROS e PV ficaram sem representantes na Câmara Municipal. Os partidos optaram por não ficar com parlamentares nas legendas. A argumentação de alguns dos partidos citados é que a presença de vereadores estava dificultando a formação de chapa.
Perderam mas ganharam
O PSD perdeu Paulo Magalhães, porém ganhou Sabrina Garcez. O partido já contava com Priscila Tejota. O Podemos era outra legenda que tinha dois vereadores. Saiu Emilson Pereira e entrou Felizberto Tavares, pré-candidato a prefeito da capital. Ainda ficou no partido o vereador Sargento Novandir. No PL saiu Felizberto Tavares e entrou Dra Cristina.
Sem mudanças
Há partidos que mantiveram o mesmo projeto um deles foi o Partido Social Cristão (PSC), cuja presidência do diretório municipal é ocupada pela vereadora Léia Klébia. Diferente de outros parlamentares, ela não cogitou saída do partido e durante o período de transferência trabalhou para a montagem da chapa do partido. O PSC espera eleger pelo menos dois vereadores na Câmara.
Veja a lista dos vereadores de Goiânia:
Alfredo Bambu- Patriota
Álvaro da Universo- Deixou o PV e ingressou no Patriota.
Anderson Sales (Bokão)- Deixou o DC e ingressou no DEM.
Andrey Azeredo- MDB
Anselmo Pereira- Deixou o PSDB e ingressou no MDB.
Cabo Senna- Patriota
Carlin Café- Deixou o Cidadania e ingressou no MDB.
Clécio Alves- MDB
Denício Trindade- Deixou o Solidariedade e ingressou no MDB.
Divino Rodrigues- Deixou o PROS e se filiou ao Patriota.
Dra Cristina- Deixou o PSDB e ingressou no PL.
Dr Gian- Deixou o PSB e ingressou no MDB.
Dr Paulo Daher- Deixou o DEM e ingressou no PMN.
Emilson Pereira- Deixou o Podemos e ingressou no Patriota.
Felizberto Tavares- Deixou o PL e ingressou no Podemos.
GCM Romário Policarpo- Patriota
Gustavo Cruvinel- Deixou o PV e ingressou no MDB.
Izídio Alves- Deixou o PL e ingressou no MDB.
Jair Diamantino- Deixou o DC e ingressou no DEM.
Juarez Lopes- PRTB.
Kleybe Morais- Deixou o DC e ingressou no MDB.
Leia Klébia- PSC
Lucas Kitão- PSL
Milton Mercêz- Patriota
Oseias Varão- (Estava sem partido, reportagem não conseguiu contato)
Paulinho Graus- PDT
Paulo Magalhães- Deixou o PSD e ingressou no DEM.
Priscila Tejota- PSD
Rogério Cruz- PRB
Sabrina Garcez- Estava sem partido e se filiou ao PSD.
Sargento Novandir- Podemos
Tatiana Lemos- PC do B
Tiãozinho Porto- Deixou o PROS e ingressou no MDB.
Welington Peixoto- Deixou o MDB e ingressou no DEM.
Zander- Patriota