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VÍDEO: Paulo Garcia divulga reforma que reduz de 27 para 17 secretarias da Prefeitura

O Blog do Altair Tavares adiantou que a Reforma Administrativa da Prefeitura de Goiânia estava pronta para ser divulgada e a agenda do prefeito Paulo Garcia programou o evento para esta quarta-feira (11), a partir das 16h. Onze secretarias serão extintas. 

De acordo com Paulo Garcia serão extintas 11 secretarias, visando uma gestão responsável, sem cunho político. São elas:

  • Secretaria Municipal de Habitação de Goiânia (Smhab)
  • Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Semgep)
  • Secretaria Municipal da Casa Civil
  • Secretaria Municipal de Políticas para a Juventude (Sejuv)
  • Secretaria Municipal de Igualdade Racial
  • Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida
  • Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Secretaria Municipal de Fiscalização (Sefis)
  • Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer
  • e duas secretarias extraordinárias

O prefeito de explica que restarão 17 secretarias, devido à criação de mais uma pasta com a união de duas estruturas. “As secretarias serão extintas, mas as políticas públicas serão preservadas. Todas as políticas públicas têm sua importância e deverão ser continuadas”, afirma. 

Paulo Garcia ainda comenta que esta é uma reestruturação volumosa e histórica para a cidade de Goiânia. Os motivos, de acordo com o petista, são, primeiramente, devido ao momento econômico, segundo, pela não aprovação do projeto de atualização da Planta de Valores por parte da Câmara Municipal de Goiânia, e, por último, a necessidade de melhor utilização dos recursos físicos e de pessoal. 

Pelo momento econômico que vivenciamos. Ainda passamos por uma grave crise econômica mundial, que reflete no Brasil. Pela não aprovação da do projeto de atualização da Planta de Valores, o que fez com que a gente deixasse de arrecadar um recurso, tendo a necessidade de readequar o planejamento orçamentário, e também a necessidade de otimizar recursos estruturais e humanos“, afirma. 

Ainda segundo o prefeito, com a redução e fusão de secretarias municipais serão economizados R$ 72 milhões por ano. Agora, se o projeto for aprovado na Câmara, a Secretaria da Casa Civil se unirá à Secretaria de Municipal de Governo; a de Gestão de Pessoas à Secretaria Municipal de Administração; as de Habitação e Fiscalização passarão a integrar a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação; a de Ciência, Tecnologia e Inovação à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Inovação; a de Esporte à Secretaria de Educação e Esporte; e as de Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Juventude e Igualdade Racial passarão a ser apenas a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas

A nova secretaria que será criada, sendo assim a 17ª pasta, será a Agência de Turismo e Lazer, que irá administrar o Zoológico de Goiânia e o Parque Mutirama.  

Fusão

Nova secretaria

Casa Civil e de Governo Secretaria Municipal de Governo
Administração e Gestão de Pessoas Secretaria Municipal de Administração
Desenvolvimento Urbano, Habitação e Fiscalização Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação
Trabalho, Indústria, Comércio e Serviços; Ciência, Tecnologia e Inovação Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Inovação
Educação e Esporte Secretaria Municipal de Educação e Esporte
Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; Juventude e Igualdade Racial Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas

 As demais Secretarias Municipais, como a de Saúde, e as Companhias, como a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), não sofrerão alterações. 

Veja a transmissão feita pela TVDG:

{youtube}lJuveF4jwKA{/youtube}

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

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Altair Tavares

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