Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

Veículos do transporte escolar podem ser autorizados a circular em corredores de ônibus

Compartilhar

Publicidade

Foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de Goiânia projeto de lei de autoria do vereador Carlin Café (PPS) que autoriza a circulação de veículos do transporte nos corredores exclusivos de ônibus da capital.

Publicidade

Ônibus e vans escolares terão permissão para circular nos corredores desde que estejam devidamente cadastrados e licenciados juntos aos órgãos competentes da Prefeitura – como Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

Publicidade

A matéria segue em tramitação na Casa. Representantes do setor acompanharam a sessão e se manifestaram das galerias. De acordo com o projeto, o veículo do transporte escolar terá livre acesso aos corredores exclusivos em qualquer horário, sendo vedado o embarque e desembarque de alunos durante o tráfego no local.

Um cadastramento deverá ser realizado pelo respectivo sindicato dos proprietários das vans escolares, que emitirá um selo para identificação da liberação para a circulação das mesmas. Ao Poder Executivo, por sua vez, caberá a regulamentação, por meio de Decreto, das penalidades para os casos de infração, bem como quando e de que forma se dará a necessária fiscalização dos veículos.

Publicidade

“Nosso objetivo é garantir aos estudantes que utilizam esse tipo de serviço a pontualidade na chegada às escolas ou faculdades, com tranquilidade e segurança, sobretudo diante do trânsito caótico que se instalou em nossa cidade”, justifica o vereador Carlin Café, lembrando que o mesmo tipo de benefício tem sido concedido aos taxistas.

Ele ressalta que a medida também poderá contribuir para desafogar o trânsito, já que cada van escolar, com sua rotatividade, chega a transportar, em média, 50 alunos por dia. “Retiraremos do trânsito e, principalmente, da porta das escolas e faculdades, essa mesma quantidade de veículos”, sustenta o parlamentar.  

Com informações do Portal da Câmara Municipal

Publicidade