Publicidade

A vazão do Rio Meia Ponte no ponto de captação para o abastecimento de água parte de Goiânia e de outras cidades da Região Metropolitana atingiu o nível mais crítico neste período de estiagem. De acordo com dados da Sala de Situação da Saneago, a última medição feita às 7 horas desta quinta-feira (12) indica 1481 litros por segundo.

A vazão está abaixo de 1500 litros por segundo, considerado o nível crítico 4, quando rodízio deve ser adotado segundo Plano de Racionamento elaborado pela Saneago.

Publicidade

No entanto, para que seja decretado nível crítico de alerta número 4, é preciso que a média se mantenha igual ou inferior por um período de sete dias consecutivos. Nesta quarta-feira (11), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), fez um pedido para que a população economize água nesse período.

Publicidade

Além do pedido a população, o governo também anunciou negociação com produtores que tem reservatórios para liberação de até 30% da água para o curso do Rio Meia Ponte, numa tentativa de aumentar a vazão.

Desde quando foi decretado nível de alerta 3, abaixo de 3300 litros por segundo, a irrigação no período diurno está proibida. O governo tem intensificado fiscalização.

Publicidade

Providências 

O governador Ronaldo Caiado estará na região do alto Meia Ponte no final da manhã desta quinta-feira, para acompanhar a abertura da descarga de fundo dos primeiros reservatórios privados, para garantir melhor vazão do rio Meia Ponte e evitar rodízio de abastecimento d’água em Goiânia.

Leia mais

Vazão do Rio Meia Ponte se aproxima do nível de racionamento

Aumento do consumo de água liga sinal de alerta na Saneago

{nomultithumb}

Publicidade