Para 2018, o varejo volta a crescer e a faturar o mesmo que o registrado antes dos anos de crise. Ao menos é isso o que prevê a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).
A associação divulgou na manhã desta terça-feira (26) o resultado das vendas do ano e do período de Natal. As vendas em shopping no Brasil em 2017 atingiram R$ 147,5 bilhões, um aumento nominal de 5% sobre 2016, maior que os 4% esperado para o período.
Apenas o período de Natal movimentou R$ 51,2 bilhões em vendas, um crescimento de 6%.
De acordo com a entidade, alguns fatores contribuíram para tais números. Entre eles, os sinais de recuperação lenta e gradual do setor, o programa da liberação das contas inativas do FGTS, responsável por injetar R$ 44 bilhões na economia, e a redução da taxa básica de juros para 7%.
Os dados foram apurados com 160 redes varejistas associadas à Alshop e confrontados dados de outras entidades representativas do varejo nacional de diversos segmentos.
Os porta-vozes da Alshop, Nabil Sahyoun (presidente) e Luís Augusto Ildefonso (diretor de relações institucionais) estão disponíveis para esclarecimentos.