Categorias: Política

Vantagem de Gustavo para Marlúcio é de 14,7%, indica pesquisa Fortiori

Gustavo Mendanha (PMDB) abriu boa vantagem para Marlúcio Pereira (PSB) em Aparecida de Goiânia. Segundo pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Fortiori, o peemedebista lidera com 37,8% das intenções de voto. Marlúcio aparece com 23,1%. A diferença entre os dois primeiros candidatos é de 14,7%.

O terceiro e último colocado no levantamento é Professor Alcides (PSDB) com 21,1%. Ele está empatado tecnicamente, dentro da margem de erro, que é de 4,3%, com o candidato do PSB. 9,2% dos eleitores disseram que ainda estão indecisos ou não sabem. Pretendem votar em Branco ou Nulo, ou não deseja votar em nenhum dos candidatos: 8,8% dos prefeitáveis.

Gustavo Mendanha lidera em todos os cenários, quando são analisados componentes como: grau de instrução, sexo, idade e zona eleitoral ao qual o cidadão vota.

Firmeza de voto

A pesquisa também procurou saber do eleitor se a decisão dele de votar em um ou em outro candidato é definitiva ou se ainda pode mudar de ideia. 66,9% dos entrevistados disseram que não vão alterar na escolha já feita. Podem alterar posição já tomada: 29,5% dos consultados. Não Sabe/Não Respondeu: 3,5%.

Espontânea

Gustavo Mendanha (PMDB) também lidera neste tipo de levantamento com 30,7% das intenções de voto. Ele tem o dobro das intenções de voto de Marlúcio Pereira e Professor Alcides. Os dois estão empatados com: 15,1% cada. Indeciso ou não sabem: 29,7% dos consultados. 9,4% ainda dos entrevistados pretendem votar: Nulo, Branco, ou ainda em nenhum dos candidatos.

Rejeição

Marlúcio Pereira é o mais rejeitado entre os candidatos. 38% dos eleitores não pretendem votar nele. 28,2% dos consultados rejeitam Professor Alcides e Gustavo Mendanha: 20%. Rejeita todos: 8,4% dos entrevistados. Não rejeita nenhum dos candidatos: 21,7%. Não sabe ou não respondeu: 1,8% dos consultados.

Em relação à idade, Marlúcio é mais rejeitado por jovens de 16 a 24 anos: 43,1%. Por grau de escolaridade: os que tem ensino superior foram os que mais rejeitaram o candidato.

Maguito x Oposição

A pesquisa procurou ainda ouvir o aparecidense sobre a preferência ou não de votar no candidato apoiado pelo atual prefeito, Maguito Vilela (PMDB), que é Gustavo Mendanha. 46,2% disseram que podem votar em Mendanha. 30,9 % destacam que pretendem votar num prefeitável oposicionista, Marlúcio Pereira ou Professor Alcides. Não sabe ou não respondeu: 22,9% dos consultados.

Metodologia

O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 17 de setembro. Foram entrevistados 500 eleitores em Aparecida de Goiânia. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4,3% para mais ou para menos. Número de registro da pesquisa GO-09146/2016, com data de registro de 12 de setembro de 2016. A responsabilidade técnica do levantamento é do Fortiori – Pesquisa, Diagnóstico e Marketing. A contratante é a própria empresa.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024