Publicidade
| Em 10 anos atrás

Vanderlan vai criar Gabinete de Gestão para região do DF

Compartilhar

O candidato ao governo do PSB, Vanderlan Cardoso, propôs nesta sexta-feira (22), em agenda na Região Metropolitana do Distrito Federal, implementar um Gabinete de Gestão com força de governo. “O órgão não servirá como cabide de emprego para aliados políticos. O foco do gabinete é buscar soluções em harmonia com o governo do DF e federal para os problemas mais crônicos da região, como transporte coletivo, segurança, saúde e emprego”, disse o candidato durante ação de campanha em Luziânia e Valparaíso.

O Gabinete de Gestão dará prioridade a projetos que integram o Plano de Metas da coligação Participação Popular. Um deles é a Força Estadual de Segurança, uma força de intervenção que integrará as polícias civil e militar, com o apoio da Divisão de Inteligência, e que atuará nas regiões com crise em Segurança Pública.

Publicidade

Outra proposta que o Gabinete de Gestão tratará como prioridade é o Banco de Leitos Hospitalares, que vai reduzir a demanda por leitos na região por meio de parcerias com a rede privada. “E o gabinete que atuará também para a construção dos hospitais regionais de Luziânia e Formosa, assim como a conclusão de outros que não tenham sido terminados pelo atual governo”, explicou Vanderlan.

Publicidade

O candidato destacou que o órgão também irá trabalhar em parceria com os municípios para solução dos problemas do transporte coletivo na Região Metropolitana do DF. “O transporte urbano é de responsabilidade dos municípios. Mas no nosso governo vamos dar apoio técnico e financeiro para que as cidades que sofrem esse problema possam desenvolver ações efetivas para a sua solução”, afirmou.

Publicidade

Ainda sobre transporte coletivo, Vanderlan disse que o Gabinete de Gestão vai agilizar a implementação dos polos e dos distritos industriais para impulsionar o desenvolvimento econômico da região e fixar a mão de obras nas cidades. “Isso irá reduzir o número de pessoas que precisam se deslocar para trabalhar em Brasília”, argumentou.

CELG E QUALIFICAÇÃO

Publicidade

O candidato ao governo também falou sobre a crise energética no Estado e como isso tem afetado cidades importantes do agronegócio, como Cristalina que tem o 7° maior PIB agrícola do País, segundo o IBGE. “Cristalina é uma referência na América Latina em produção irrigada. E só não cresce mais porque a Celg não tem condição de fornecer energia para as centenas e centenas de pivôs de irrigação parados no município”, ressaltou.

Vanderlan afirmou que seu governo, por meio do Gabinete de Gestão, vai cobrar da Eletrobrás os investimentos necessários para o fornecimento de energia que vão promover o desenvolvimento econômico da região e garantir um serviço de qualidade ao cidadão.

O socialista disse que uma das prioridades do gabinete é implantar o projeto Qualificar Agora, que oferecerá qualificação profissional, geração de emprego e renda compatível com o mercado de trabalho, buscando o pleno emprego da população economicamente ativa.

“Entre ações desse projeto estão realizar parcerias com a iniciativa privada para o levantamento da procura por mão de obra qualificada; e desenvolver um banco de dados e um sistema de gerenciamento da demanda e oferta de mão de obra, cursos e currículo dos candidatos”, conclui Vanderlan.

Acompanharam o candidato que percorreu as principais ruas da cidade, o candidato estadual Marcelo Pezão, o presidente do PSB de Cristalina George, o vereador Rosivaldo Pelota, o vereador de Ipameri Netinho e o suplente de vereador Jair.

Publicidade