Publicidade
Categorias: Política
| Em 8 anos atrás

Vanderlan propõe atenção especial à Criança em seu plano de governo

Compartilhar

Melhorar os indicadores de saúde, como a redução da mortalidade infantil e de doenças que acometem as crianças, e investir maciçamente em educação primária são estratégias que estão contempladas no plano de governo do candidato a prefeito de Goiânia, pelo PSB, Vanderlan Cardoso.

Para ele, a primeira medida para melhorar a vida das crianças tem de começar na gestação. A proposta de ampliar a cobertura do Programa Saúde da Família vai aumentar e melhorar o atendimento às gestantes na fase do pré-natal das gestantes. “Nesta fase da vida é que já começam os cuidados com a criança. Um bom pré-natal evita nascimento pré-maturo e várias complicações”, explica o candidato.

Publicidade

Ainda na área de saúde, Vanderlan propõe a criação de centros de especialidades nas oito regionais que serão criadas em sua gestão. E uma dessas especialidades é justamente a pediatria. As mães enfrentam falta de pediatras nesta área quando vão levar os filhos nos Cais e Ciams de Goiânia.  

Publicidade

“Vamos distribuir melhor os profissionais médicos desta especialidade e atender as crianças 24 horas”, diz Vanderlan.  O candidato esclarece que várias propostas na área de saúde vão beneficiar o público infantil em todas as etapas iniciais e de desenvolvimento.

Publicidade

Educação

Já na área de educação, a primeira solução apontada por Vanderlan é reduzir drasticamente o déficit de vagas na educação infantil, com a construção, ampliação e reformas dos Cmeis (Centros Municipais de  Educação Infantil) e parcerias com instituições. 

Publicidade

“Compreendemos que a educação de qualidade passa pelo direito ao acesso à escolarização na Educação Infantil. É nossa meta universalizar o atendimento às crianças, bem como atender a atual demanda reprimida”, reitera o candidato 

Outra ideia do prefeitável, que foi bem aceita pela população, é desenvolver o projeto Cmei nas férias, período em que o atendimento será normal sem prejuízos para mães e servidores da educação. A ideia nasceu em Senador Canedo e foi copiada por todo o país.

O candidato ainda destaca a implantação do projeto Família na Escola, para que mães e pais que não tenham onde deixar os seus filhos possam estudar no período noturno. A prefeitura  vai oferecer cuidadores e atividades para as crianças enquanto seus pais estiverem em sala de aula.

Integração

Para as crianças em situação de vulnerabilidade, Vanderlan vai implantar o programa Protege, que vai atender crianças e adolescentes vítimas de violência. “A prefeitura vai trabalhar no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em parceria com o conselho tutelar e o conselho da criança e adolescente, bem como outras instituições parceiras”.  

Vanderlan acredita que a criança depende de todas as políticas públicas para ter uma infância feliz e saudável. “Em todo no nosso plano de governo as políticas são integradas e isso ajuda muito, pois a criança precisa de segurança, saúde, educação, lazer, esporte e seus pais, que pagam os impostos, precisam estar atendidos pelo poder público”.

Publicidade