O pré-candidato à prefeitura de Goiânia, senador Vanderlan Cardoso (PSD), tem rivalizado com o também pré-candidato ao cargo pelo MDB, Sandro Mabel. Vanderlan negou que desistirá do pleito ao cargo e ironizou a participação do presidente da Codego, Francisco Jr (PSD), na coordenação de campanha do oponente: “só não pode ficar copiando nossas propostas”.
Francisco Jr afirmou terá o desafio de entregar até julho um plano de governo moderno e eficiente para Sandro Mabel. “Vamos chamar mais técnicos e lideranças das principais áreas, como educação, saúde, mobilidade, segurança pública, etc. Vamos também promover várias reuniões com segmentos organizados da capital, além de ouvir diretamente a população”, pontuou o presidente da Codego.
O ponto chave é que Francisco é do partido de Vanderlan, e de acordo com o senador, já houve tentativas anteriores, por parte do oponente, em copiar as propostas nas eleições e agora, há chances de atuarem com a mesma estratégia novamente. “Como eu já estou vendo aí, já falando das nossas propostas, de 2016, de 2020. O Francisco é um grande amigo, é uma eleição de dois turnos, então a gente trabalha para manter a paz entre todos, porque caso eu vá para o segundo turno, vou trabalhar para isso, para ir para o segundo turno, vou precisar do apoio de todos, inclusive do Francisco Jr”, destacou Cardoso.
Ao ser questionado sobre quais as propostas copiadas, Vanderlan elencou os destaques e criticou afirmando que a estratégia não chegou a ser bem sucedida. “As regionais são uma delas. O nosso adversário já está copiando, as regionais, os pólos de desenvolvimento, então tem muitas propostas nossas que copiaram em 2016, copiaram em 2020, mas nenhum (candidato vencedor) teve a coragem de colocar em prática”, ressaltou o pré-candidato do PSD.
Atualmente, Mabel estuda a implantação de sete a nove administrações regionais na capital, inclusive, chegou a listar as principais propostas em entrevista ao Diário de Goiás. Francisco Jr, ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara Municipal, também tem no currículo a coordenação dos trabalhos que atualizaram o Plano Diretor de Goiânia na gestão de Iris Rezende. O atual presidente da Codego é mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC-GO.