O candidato do PSB à prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso, disse nesta segunda-feira, 12, na Região Noroeste da capital, que vai atuar de maneira incisiva no combate à violência e na retirada de jovens do mundo das drogas, por meio de parcerias com entidades filantrópicas e incentivos à educação e ao esporte.
“O problema com as drogas aqui na região é forte. Uso, tráfico, tudo. Conseguir o primeiro emprego é muito difícil. Acho que se investissem nisso, a situação poderia mudar, pelo menos para a juventude”, afirmou a moradora do Setor Bela Vista, Rosilene Fernandes, 34.
Uma das propostas de Vanderlan para reduzir o índice de vulnerabilidade juvenil é o investimento imediato em ações integradas de saúde, educação, esporte, lazer, capacitação e qualificação do jovem, por meio dos centros da juventude com atividades de xadrez, dança, robótica, esportes e outros.
“É preciso fortalecer políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, apoio e tratamento aos dependentes químicos. Além disso, não podemos deixar de lado as famílias desses dependentes. A Prefeitura dará apoio social a elas”, disse o candidato do PSB, que pretende desenvolver parcerias com as casas de recuperação e entidades filantrópicas existentes para condução do processo de recuperação.
O morador do setor Morada do Sol, Victor Araújo, 22, disse que está assustado com a presença do tráfico de drogas no local. “A Prefeitura não está nem aí para o nosso setor. Essa proposta de investir na educação, no esporte, que o Vanderlan tem, pode ajudar sim a diminuir esse problema aqui”.
Propostas
Vanderlan disse que vai implantar o projeto Protege, para atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência, fazendo cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em parceria com o conselho tutelar e o conselho da criança e adolescente, bem como os demais órgãos competentes.
Outra proposta é desenvolver nos bairros o Programa Bombeiro Mirim, que vai levar noções de civismo e responsabilidade social junto aos jovens e à população mais necessitada, que sofre diariamente com a violência causada pela venda e consumo de drogas.
“Espero que o próximo prefeito venha mudar essa situação aí que a gente está enfrentando. Temos problemas graves com segurança aqui no setor. Precisa mudar isso”, disse esperançosa Jesuína Moreira, professora aposentada, 76, moradora do setor Morada do Sol ao conversar com Vanderlan Cardoso.